Rádio Web Conexão

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Zanin será empossado nesta quinta como o mais novo ministro do STF da era Lula


O ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Cristiano Zanin, passa a ser o mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 3, após cerimônia a ser realizada às 16h na sede da mais alta corte do país. Com a presença de autoridades e algumas centenas de convidados, o evento será aberto pela presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, com a execução do hino nacional na sequência.

Zanin será conduzido ao Plenário pelos ministros Gilmar Mendes, o mais antigo do STF, e André Mendonça, o mais novo. Ele fará, então, o juramento de cumprir a Constituição. Caberá ao diretor-geral do Supremo, Estevão Waterloo, ler o termo de posse, que será assinado por Rosa Weber e pelo novo ministro.

Com isso, Cristiano Zanin será declarado como novo integrante do Supremo Tribunal Federal. A cerimônia é curta – levará em torno de 15 minutos. Não há discursos. O novo ministro é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e especialista em direito processual e empresarial. 

Em sua trajetória profissional, atuou em mais de cem processos no Supremo Tribunal Federal. Aos 47 anos, ele poderá ficar 28 anos na corte, até 2051, quando completará 75 anos.

Com informações do Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,02 bilhões de valores a receber

Os brasileiros ainda não sacaram  R$ 8,02 bilhões  em recursos esquecidos no sistema financeiro até o fim de março, divulgou nesta quarta-fe...