Rádio Web Conexão

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Vice-gover​nador Washington Luiz e secretário Pedro Fernandes se reúnem com representa​ntes indígenas na sede da Funasa

Secretário Pedro Fernandes conversa com os indígenas
O vice-governador Washington Luiz Oliveira(PT), acompanhado do secretário de estado de Educação, Pedro Fernandes (PTB), se reuniu nesta sexta-feira (28), na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no bairro da Jordoa, com representantes de vários povos indígenas que ocupam o local desde a segunda-feira (24).

Representantes de 11 povos indígenas apresentaram suas solicitações a respeito da educação indígena no estado, destacando os aspectos como reforma e ampliação das escolas, falta de materiais escolares, contratação de merendeiras e funcionários de serviços gerais, homologação e regularização das escolas, nomeação dos gestores e regularização do transporte escolar.

“O Estado está disposto a dialogar e buscar soluções às demandas, baseado no respeito e na garantia de dignidade com os povos indígenas do Maranhão”, ressaltou o vice-governador Washington Luiz.“Nossos pedidos são pelo básico, pelo justo com os indígenas. Queremos uma educação melhor, mais justa e digna, respeitando nossas diferenças”, afirmou Kassi, vereadora do município de Barra do Corda, e integrante da nação Guajajara.

Para garantir a melhor discussão e transparência das ações de educação indígena, ficou decidida a elaboração de um plano emergencial da educação, destacando os pontos considerados fundamentais para a melhoria das condições de ensino.

O secretário Pedro Fernandes convocou uma nova reunião com os representantes indígenas para a tarde desta segunda-feira (1º), no auditório da Funasa, para apresentação dos investimentos realizados pela Seduc, bem como a formatação, em conjunto com os indígenas, do conteúdo deste plano emergencial.

“É um momento importante, vamos apresentar investimentos, demandas e ações da secretaria, discutindo e apontando soluções às questões apresentadas”, destacou. Também participaram do encontro a secretária-adjunta de Suporte ao Sistema Educacional, Consuelo Borges; a secretária-adjunta de Projetos Especiais, Conceição Andrade; a supervisora de alimentação escolar, Joana Darc de Oliveira Filha; e o superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Kléber Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CNJ determina afastamento de Gabriela Hardt, ex-juíza da Lava jato, sucessora de Moro

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão , determinou nesta segunda-feira (15) o afastamento da juíza federal Gabriela...