Rádio Web Conexão

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Ipea diz que São Luís é a segunda cidade mais violenta do país

Segundo dados do Atlas da Violência divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), órgão ligado ao Ministério do Planejamento, São Luís é a segunda cidade mais violenta do país, perdendo apenas para Fortaleza (CE).

Pelo levantamento, São Luís apresenta um quantitativo de 73,9 homicídios por 100 mil habitantes. Já a cidade de Fortaleza aparece em primeiro lugar com 78,1 homicídios por 100 mil habitantes.

A listagem prossegue com Aracaju (63,2), Belém (61,8), Natal (61,8), João Pessoa (60,1), Salvador (59,3), Maceió (56,9), Manaus (55,7) e Recife (49,6).

O levantamento revela que a epidemia da violência urbana vem crescendo assustadoramente no país, apesar dos governos estaduais terem se desdobrado para reduzir o grau de violência em algumas cidades.

Os números revelam que o crime organizado tem atuado de forma maciça, invadindo fóruns, assaltando bancos e carros-fortes, fechando comércios, determinado toques de recolher e fazendo vítimas indefesas em uma população que começa a viver sob tensão permanente.

De acordo autoridades da área da segurança pública, uma das principais causas para o boom da violência urbana é a briga entre facções rivais que disputam o controle do tráfico de drogas.

A falta de segurança é um dos assuntos que deve entrar na pauta dos candidatáveis a cargos majoritários e proporcionais, nas eleições de outubro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

O rendimento médio mensal domiciliar per capita do Brasil chegou a R$ 1.848 em 2023. Esse é o maior valor já apurado no país e representa um...