Rádio Web Conexão

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Mais de 2 mil quilombolas devem ser expulsos de suas terras em Alcântara


Cerca de 800 famílias quilombolas, ou seja mais de 2 mil pessoas, deverão ser expulsas de suas terras, caso o acordo de salvaguardas tecnológicas para exploração do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), assinado entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos (EUA), venha se concretizar.

O requerimento de urgência aprovado na noite de quarta-feira, 4, na Câmara dos Deputados, causou intenso debate e ânimos exaltados, por liberar aos Estados Unidos a possibilidade de exploração tecnológica em um ambiente militar do Brasil. 

Para deputados de oposição, o acordo fere de morte a soberania nacional. Já para membros da base governista, a exploração do CLA deve injetar dinheiro e tecnologia em solo brasileiro.

O acordo estabelece regras para o uso do centro de Alcântara por países que utilizam tecnologia americana – presente em 80% dos componentes de foguetes e lançadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

O rendimento médio mensal domiciliar per capita do Brasil chegou a R$ 1.848 em 2023. Esse é o maior valor já apurado no país e representa um...