Banner Betano


WEB RÁDIO ONDA AZUL

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Oposição no Senado promete centrar fogo na sabatina de Dino


A bancada de oposição ao governo do presidente Lula (PT) no Senado promete endurecer a sabatina do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, na corrida ao Supremo Tribunal Federal (STF). O processo de avaliação na Casa será ao mesmo tempo do subprocurador Paulo Gonet, indicado para chefiar a Procuradoria-Geral da República (PGR). Porém, a oposição bolsonarista-conservadora promete transformar a vida do ministro maranhense num inferno astral no parlamento.

A sessão está marcada para o próximo dia 13 e o plano de sabatinar, de forma conjunta Dino e Gonet, foi anunciado na quarta-feira, 6, pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a quem caberá conduzir a sessão. Foi ele quem definiu o formato, numa manobra para facilitar a aprovação de Flávio Dino para o STF.

A ideia é esfriar a sabatina, intercalando perguntas para Gonet em meio às perguntas mais duras para Dino, para evitar que ele seja constrangido. Senadores que se opõem à indicação do ministro da Justiça devem voltar a abordá-lo com fatos incômodos: a suspeita de que foi omisso nos atos do 8 de janeiro; a recente descoberta de que a mulher de um líder do narcotráfico no Amazonas visitou a pasta comandada por ele; a defesa por parte de Dino da vigilância rígida das redes sociais; a perseguição à direita, entre outros temas.

Fora da sabatina, senadores de oposição e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que já se manifestaram contra a indicação, tentam ganhar colegas da “base” do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). 

Neste ano, o senador iniciou um movimento para frear o STF, apoiando a aprovação da PEC que acaba com as decisões monocráticas de ministros. Também se empenha para fixar mandatos limitados na Corte. Tudo numa manobra política para se eleger governador de Minas Gerais em 2026 e garantir votos para Alcolumbre voltar a presidir o Senado em 2025.

Com informações da Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deputada do PCdoB revela que recebeu proposta indecorosa para votar contra Iracema

  A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) fez uma revelação bombástica na sessão plenária desta quinta-feira (21). Ela contou que recusou pr...