Banner Betano


terça-feira, 7 de outubro de 2025

Sarney Filho cada vez mais enrolado no rombo milionário a aposentados e pensionistas do INSS


O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) apresentou um requerimento de convocação do ex-ministro do Meio Ambiente e ex-deputado federal José Sarney Filho, o Zequinha Sarney, à CPMI do INSS. Como revelou a coluna da jornalista Andreza Matais, do Metrópoles, o ex-ministro recebeu um pagamento de R$ 7,5 milhões de uma empresa ligada ao empresário Maurício Camisotti, um dos principais investigados na “Farra do INSS”.

Questionado sobre a origem da transferência, feita em março deste ano, Sarney Filho afirmou tratar-se de uma “consultoria de assuntos administrativos”. “Criei recentemente. É uma consultoria de assuntos administrativos, de muitas coisas. É bem ampla, bem legal”, disse ele.

A solicitação foi protocolada na quarta-feira passada (1º/10) e se baseia em indícios de que o ex-deputado estaria envolvido em operações financeiras atípicas ligadas ao esquema que desviou recursos de aposentados e pensionistas.

No requerimento, Kataguiri, que é um dos coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL), argumenta que a medida é indispensável para esclarecer a origem e a destinação da transferência milionária.

O pagamento foi realizado em 17 de março, por meio da empresa SF Consulting Serviços Ltda., de propriedade de Sarney Filho. O valor exato, de R$ 7.566.054,15, foi transferido pela Rede Mais Saúde Intermediação de Negócios Ltda., administrada pelo filho de Maurício Camisotti, preso em setembro na chamada “Farra do INSS”.

De acordo com Kataguiri, a convocação deve esclarecer a natureza da operação, a existência de contratos que justifiquem o pagamento e a relação pessoal e empresarial entre Sarney Filho e os Camisotti. O deputado também cita investigações anteriores envolvendo o ex-ministro, como a Operação Boi Barrica, deflagrada pela Polícia Federal em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lula chama Bolsonaro de "praga" ao entregar moradias no Maranhão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a gestão anterior (do ex-presidente Jair Bolsonaro) ao participar, na tarde da seg...