Por Sylvio Costa
Congresso em Foco
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vai encaminhar denúncia contra o colunista Leo Dias ao Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) para apurar sua conduta na divulgação de informação sobre a doação de um bebê pela atriz Klara Castanho. A atriz, de 21 anos, foi estuprada e doou o recém-nascido para adoção, seguindo todos os trâmites legais.
Na nota em que manifesta solidariedade a Klara, a Fenaj afirma que há fortes evidências de que o colunista feriu o Código de Ética do Jornalista Brasileiro e defende a criação do Conselho Federal de Jornalistas (CFJ), como “forma de garantir uma profissão digna, com um contrato público e ético com a sociedade”.
Os jornalistas que descumprirem o presente Código de Ética ficam sujeitos gradativamente às seguintes penalidades, a serem aplicadas pela Comissão de Ética:
“– Aos associados do Sindicato, de observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social do sindicato;
– Aos não associados, de observação pública, impedimento temporário e impedimento definitivo de ingresso no quadro social do sindicato.”
Uma boa medida, a falta de ética deste colunista e sua canalhice em expor uma mulher vítima deve ser repudiado por todos
ResponderExcluirConcordo com você em gênero, número e grau. É preciso ter ética, antes de tudo, em qualquer profissão.
Excluir