O Governo do Maranhão, por meio de ações da Secretaria de Segurança Pública, realizou 26 mil abordagens e mais de 600 mil pessoas foram conduzidas para delegacias. Esse foi o saldo das festividades do período carnavalesco no estado, cujo balanço oficial foi divulgado na quinta-feira, 23, em coletiva de imprensa, na sede da SSP. Foram investidos pelo governo cerca de R$ 20 milhões na promoção dos eventos carnavalescos no estado.
As forças policiais apreenderam 108 armas, sendo 54 delas, de fogo. Além disso, 626 pessoas foram conduzidas para delegacias, 302 foram presas e autuadas em flagrante e 44 infrações de alcoolemia foram notificadas. Os trabalhos se concentraram nas avenidas Beira-Mar e Litorânea, em São Luís, além de municípios que promoveram eventos carnavalescos.
Para o secretário de Segurança Pública, Sílvio Leite, o balanço é positivo por meio de um planejamento estratégico integrado das forças de segurança pública do estado. "Assim como ocorreu no São João, no Natal, no Ano Novo, no pré-Carnaval, aconteceu no Carnaval, que foi extremamente seguro. O que pode ser comprovado pelos dados estatísticos e depoimentos dos foliões que prestigiaram a programação nos circuitos oficiais. Isso é fruto de muito trabalho e muito planejamento”, frisou o secretário.
MEGA EVENTO
Segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Emerson Bezerra, foi o maior carnaval de todos os tempos, tanto na Região Metropolitana, quanto no interior do Estado. "Nossas equipes estiveram a postos, no sol e chuva, e o resultado desse trabalho intensivo foi a redução das ocorrências. Também temos a satisfação em dizer que não houve registro de mortes no circuito carnavalesco”, reforçou o militar.
As superintendências regionais da Polícia Civil contabilizaram mais de 40 mandados de busca e apreensão cumpridos. Um dos destaques como medida preventiva foi a delegacia móvel da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), presente nos circuitos de carnaval Litorânea e Beira-Mar. Além disso, aconteceram diversas ações preventivas, focadas especialmente no combate ao assédio.
“Um trabalho exitoso. Tivemos um carnaval bastante tranquilo, com significativa redução dos homicídios em todo o Estado e, principalmente, na Grande Ilha. A Polícia Civil esteve presente em todos os municípios maranhenses”, reiterou o delegado Geral, Jair Paiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário