Rádio Web Conexão

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Prefeitura de São José de Ribamar e Sebrae lançam projeto de fortalecimento ao empreendedorismo

A Prefeitura de São José de Ribamar e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançam o projeto Movimenta Parque Vitória. O objetivo é fortalecer o empresariado do bairro, por meio do protagonismo local, fundamentado na sustentabilidade.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda, Gilvana Duailibe (foto), o programa Movimenta Parque Vitória está de acordo com a orientação estratégica adotada pelo Executivo.

“A Prefeitura de São José de Ribamar vem desenvolvendo no município um árduo trabalho no fortalecimento do empresariado local. Sabemos que a falta de trabalho rouba a dignidade, pois retira do trabalhador a fonte de sustento de si mesmo e de sua família, o que também impacta fortemente a autoimagem e a autoestima. Diante disso, firmamos uma parceria com o Sebrae para a elaboração do plano de desenvolvimento do bairro. Iniciaremos o projeto no Parque Vitória por ser um bairro com grande potencial de crescimento e, muitas vezes, por ser um bairro esquecido pelo poder público por localizar-se em área limítrofe”, afirmou a secretária.

Gilvana disse ainda que a ideia é construir um diagnóstico sobre a caracterização do bairro e todos os aspectos pertinentes que geram impactos diretamente na realidade socioeconômica, política institucional, cultural e ambiental. "Temos a certeza de que o Movimenta Parque Vitória nos auxiliará a chegar mais rápido aos nossos objetivos, pois teremos a participação dos atores locais como protagonistas na construção do cenário desejado para o bairro”, completou a secretária.

PRIMEIRO PASSO

O lançamento foi o primeiro passo do projeto, que terá duração de dois anos. Dentre os objetivos iniciais está a criação do Fórum de Desenvolvimento Local e a elaboração de um plano de desenvolvimento para o bairro. Segundo o gerente da Unidade Regional da Região Metropolitana de São Luís do Sebrae, Mauro Formiga, o Movimenta Parque Vitória é um projeto piloto.

“Todo o esforço será para desenvolver as micro e pequenas empresas do Parque Vitória por meio do protagonismo local, fundamentado na sustentabilidade. Para isso, aplicaremos várias soluções do Sebrae em gestão de pequenos negócios, mapeamento de potencialidades e inovação por meio de capacitação, consultorias e ações de mercado”, explicou ele.

As atividades do projeto estarão concentradas no levantamento das potencialidades do bairro, na formação de grupos setoriais empresariais, em capacitações e consultorias em gestão, compras coletivas e participação em missões e caravanas. Todas essas atividades visam o fortalecimento dos empreendimentos locais e a melhoria do capital humano e empresarial do Parque Vitória.

“O que estamos fazendo é aplicando uma nova abordagem de desenvolvimento territorial focado em grandes bairros como o Parque Vitória e aproveitando o mix de produto e soluções que o Sebrae já aplica no mercado maranhense. Assim, poderemos replicar a iniciativa, que reúne várias de nossas soluções, nos outros municípios da Grande São Luís”, finalizou o representante do Sebrae, Mauro Formiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,02 bilhões de valores a receber

Os brasileiros ainda não sacaram  R$ 8,02 bilhões  em recursos esquecidos no sistema financeiro até o fim de março, divulgou nesta quarta-fe...