Banner Betano


quarta-feira, 1 de outubro de 2025

PF vê possível ligação de ameaças a Dino e milícias digitais


A Polícia Federal (PF) afirmou que as recentes ameaças virtuais contra o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), podem ter ligação com a investigação sobre a atuação de milícias digitais durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A conclusão consta em uma manifestação enviada pela PF ao Supremo, após Dino solicitar investigação de ameaças recebidas pelas redes sociais.

No dia 10 de setembro, o ministro do STF disse que passou a ser alvo de “ameaças graves” contra sua vida e integridade física após proferir voto pela condenação de Bolsonaro e mais sete réus pela trama golpista.

Ao analisar o caso, a delegada responsável pela investigação entendeu que as ameaças podem estar relacionadas com o inquérito que apura as milícias digitais e pediu que o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito, analise a eventual ligação entre os dois casos. 

Até o momento, a checagem preliminar da PF já encontrou 50 perfis que realizaram as ameaças.

“Sendo assim, submeto a Vossa Excelência a apreciação acerca de eventual conexão dos fatos acima narrados com aqueles apurados no INQ n° 4.874/DF, no âmbito do qual são investigadas condutas praticadas por integrantes de milícias digitais voltadas à coação de ministros integrantes da Suprema Corte”, afirmou a PF.

A corporação também pediu que seja aberta uma investigação específica para tratar das ameaças contra Flávio Dino e que as plataformas que operam as redes sociais forneçam dados dos perfis que realizaram as postagens. 

Em outro caso ocorrido recentemente, a PF indiciou uma mulher que tentou agredir o ministro durante voo entre São Luís e Brasília. A acusada, que não teve o nome divulgado oficialmente, vai responder pelos crimes de injúria e incitação do crime. 

Ana do Gás ressalta ações do Governo do Estado para o fortalecimento da agricultura familiar


Na sessão plenária desta terça-feira (30), a deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) destacou iniciativas recentes do Governo do Maranhão voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.

Segundo a parlamentar, foram entregues 2.700 kits de apoio à produção agrícola, beneficiando cerca de 300 comunidades rurais de 111 municípios.

“Mil e quinhentos kits de irrigação, 500 roçadeiras, 500 forrageiras e 200 motores rabeta foram entregues para agricultores e agricultoras familiares, extrativistas, ribeirinhos, assentados da reforma agrária e beneficiários de programas federais. Essa iniciativa é mais uma ação estratégica do Governo do Maranhão para fortalecer e valorizar a agricultura familiar”, destacou.

Tempo de Semear

Ela também destacou a 4ª rodada do programa Tempo de Semear, que oferece auxílio financeiro de R$ 2.000,00 destinado à compra de sementes, insumos e equipamentos. De acordo com Ana do Gás, a medida estimula a produção no campo, movimenta a economia rural e garante dignidade às famílias agricultoras.

“É um olhar cuidadoso, sensível e humano do governador Carlos Brandão, que tem se mostrado incansável na valorização da agricultura familiar e na geração de oportunidades para os maranhenses”, afirmou.

Escuta ativa

A deputada reconheceu o trabalho do secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, ressaltando sua dedicação, escuta ativa e diálogo constante com representantes políticos e da sociedade civil.

“Orleans tem exercido uma gestão moderna, próxima das bases e inclusiva, sendo uma ponte entre o governo e os municípios. Um jovem promissor, que demonstra diariamente sua competência e compromisso com o desenvolvimento do Maranhão”, concluiu.

PF vê possível ligação de ameaças a Dino e milícias digitais

A Polícia Federal (PF) afirmou que as recentes ameaças virtuais contra o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), podem ter ...