O deputado estadual Fred Maia (PDT) cobra melhorias nos serviços prestados pela Equatorial Energia. Na quarta-feira (1º), a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou o Requerimento 400/2025, de sua autoria, convidando a direção da empresa a se fazer presente no Parlamento estadual, em uma sessão especial, para prestar esclarecimentos sobre o fornecimento de energia elétrica para os municípios maranhenses.
A sessão está prevista para 16 de outubro, às 11h30. Foram convidados o presidente do conselho de administração, Eduardo Parente Meneses; o diretor executivo, Augusto Miranda, e o diretor regional da empresa no Maranhão, Sérvio Túlio Santos.
Problemas
No requerimento, Fred Maia destaca que há baixa qualidade de energia disponibilizada aos consumidores do estado. Além disso, o parlamentar denunciou também a morosidade para atender as demandas da população, pois alguns serviços solicitados demoram mais de 60 dias para serem efetuados, em especial obras públicas de fundamental importância para os municípios, a exemplo das unidades de saúde, sistemas de abastecimento de água e escolas públicas.
Maia também denunciou problemas de sobrecargas na rede de distribuição, inclusive ocasionando princípios de incêndio nos medidores de energia de residências e empresas nas cidades do interior do estado.
Durante a defesa do seu requerimento, o deputado relatou que os prefeitos estão instalando aparelhos de ar-condicionado nas escolas municipais. No entanto, os equipamentos estão parados, pois a energia elétrica disponibilizada não é suficiente para fazê-los funcionar.
“A Equatorial não está entregando a energia que nós compramos, não chega na tensão correta, o medidor que está sendo usado é um medidor de baixa qualidade. Então, são “n” problemas que estão acontecendo. Como só existe a Equatorial, ela vem massacrando constantemente os consumidores”, disse o parlamentar.
O deputado Aluízio Santos (PL), que já havia denunciado os problemas relacionados com o fornecimento de energia elétrica, se posicionou a favor do requerimento.
“Nós sabemos da decadência, da falta de compromisso que a Equatorial está tendo com o Maranhão, não só a questão das escolas, não só a questão de postos de saúde, do sistema de abastecimento de água. O que falta é a Equatorial cumprir com o seu papel. Nos bairros, os transformadores não conseguem atender à demanda que está chegando. Portanto, este requerimento é mais do que necessário”, pontuou o parlamentar, que subscreveu o requerimento.
A mesma opinião foi compartilhada pelo deputado Florêncio Neto (PSB), que também subscreveu a proposição. “Gostaria de subscrever para que a gente, não enquanto tribunal inquisitório, mas enquanto prestadores de serviço do povo do Maranhão, que desejamos que um serviço essencial como esse seja melhorado, seja devidamente atendido. Nós temos casos de unidades básicas de saúde que tiveram a sua inauguração adiada por conta disso”, comentou.
O deputado Cláudio Cunha (PL) também foi favorável ao requerimento. “Eu mesmo conheço várias escolas que são climatizadas, mas os aparelhos não funcionam por conta da má qualidade de serviço prestado pela Equatorial. Então, é um descaso a má prestação de serviço que a empresa presta a esses entes municipais”, afirmou.
O deputado Catulé Júnior (PP) afirmou que, com a sessão, espera que os problemas sejam resolvidos o mais breve possível. “Um tema de grande relevância e importante para que aqui, na Casa do Povo, nós possamos discutir, convidar aqueles que são os responsáveis para que eles nos prestem esclarecimentos e, para mais do que isso, para que a gente consiga alcançar soluções para resolver essa problemática” frisou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário