Rádio Web Conexão

terça-feira, 15 de julho de 2014

Governo inaugura novos setores e amplia serviços do Hospital Carlos Macieira

A governadora Roseana e o secretário Ricardo Murad visitam instalações
Em mais uma etapa do Programa Saúde é Vida, a governadora Roseana Sarney (PMDB) e o secretário de estado da Saúde, Ricardo Murad, inauguraram, nesta terça-feira (15), novos setores do Hospital de Alta Complexidade do Maranhão “Dr. Carlos Macieira” (HCM). Com a entrega, a unidade hospitalar, integrada à rede do Estado, passará a oferecer cirurgias gerais, vasculares, plásticas, bariátricas, proctológicas, neurocirurgias (cabeça e pescoço) e outras intervenções cirúrgicas de alta complexidade.

“Essa ação é muito importante porque a pessoa precisa ter saúde para realizar o que quer na vida, por isso elegemos a saúde como uma das grandes prioridades do governo. Mudamos a realidade do setor no Maranhão com fortes investimentos, construímos e equipamos unidades hospitalares e hoje temos uma rede estruturada e interligada para atender todo o estado”, declarou Roseana Sarney.

A governadora destacou que a rede contempla 48 unidades hospitalares já entregues em municípios de todas as regiões do estado, sendo 31 hospitais de 20 leitos; sete de 50 leitos e 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Ao todo, serão 90 hospitais. Ela assinalou que o governo investe mensalmente o total de R$ 100 mil em cada unidade inaugurada, com recursos repassados pelo Estado aos municípios.Roseana Sarney também destacou o empenho da equipe que presta atendimento na rede, citando nominalmente os diretores de unidades.

“Faço um agradecimento a esses profissionais que dedicam suas vidas para que nossa população tenha mais saúde”, afirmou. Roseana Sarney e comitiva conheceram todos os novos setores da unidade, cumprimentando funcionários e equipe médica.

Com a inauguração, o HCM passa a contar com um moderno centro cirúrgico, com nove salas que permitirão a realização de uma média de 30 cirurgias diárias. O espaço tem arco cirúrgico para cirurgias cardiovasculares e conta com microscópico utilizado essencialmente em procedimentos de neuromicrocirurgias (de fabricação alemã), que permite maiores recursos ópticos e de iluminação no processo de realização de microcirurgias.

O HCM passa a contar com uma Unidade Crítica Cardio-AVC, com 18 leitos com acompanhamento 24 horas de neurologistas e cardiologistas para atender pacientes com infarto e acidente vascular cerebral (AVC).  Além disso, o hospital conta, a partir de agora, com uma UTI com 8 leitos individuais e que permite a presença permanente de acompanhante; serviços de apoio logístico (farmácia, almoxarifado, transporte) e de apoio diagnóstico e terapêutico.

“Aqui, vivemos um marco de uma nova etapa para a realização de cirurgias na rede estadual. Foram anos de trabalho superando desafios para chegar nessa etapa do Programa Saúde é Vida”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. “Saímos praticamente do nada e, graças à determinação da governadora Roseana Sarney, conseguimos construir uma rede de saúde pública de qualidade funcionando integrada, através da Central de Regulação do Estado”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Não há divergência que não possa ser superada", afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizou, nesta terça-feira, 23, qualquer tensão na articulação política do governo com o Congr...