RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

UPA do Araçagi amplia investimento do governo na saúde em São Luís

Roseana Sarney decerra faixa na presença de Ricardo Murad
A maior das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA) construída pelo Governo do Estado, dentro do programa Saúde é Vida, em São Luís, foi entregue, hoje pela manha, pela governadora Roseana Sarney (PMDB) e pelo secretário de Saúde, Ricardo Murad, no bairro Araçagi.

A UPA, que tem capacidade para atender até 450 pessoas por dia, beneficiará uma população de 300 mil habitantes da grande São Luís (Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e capital). Além de ser a maior, a unidade tem como diferencial o atendimento 24 horas nas áreas de ortopedia e odontologia.

“Mais uma UPA inaugurada, mas um dever cumprido. Estou muito feliz porque agora estamos fechando toda a ilha de São Luís, não só a cidade, mas a ilha, com atendimento de qualidade para todas as pessoas”, ressaltou a governadora Roseana Sarney. Ela anunciou que na próxima terça-feira (13) vai inaugurar a UPA de Imperatriz e, ainda este ano, também o hospital de Grajaú e, provavelmente, a UPA de Codó.

A solenidade de inauguração contou com a participação da procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos; dos secretários de Estado Luis Fernando Silva (Casa Civil), Max Barros (Infraestrutura), Hildo Rocha (Assuntos Política), José Ribamar Vieira (Gabinete Militar), Sérgio Macedo (Comunicação Social), Francisco Gomes (Desenvolvimento Social), José Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária) e Israel Ferreira (Políticas Públicas).

Também presentes os deputados Roberto Costa, Tatá Milhomem, Rigo Teles, Magno Bacelar e Hélio Soares, vereadores e prefeitos, entre os quais o de São José de Ribamar, Gil Cutrim, e representantes da comunidade.

O secretário Ricardo Murad destacou que o Maranhão vive um novo momento na área da saúde com a construção das UPAs em São Luís e em varias regiões do estado, além de hospitais. “Estamos acompanhando o que há de mais moderno no Brasil em termos de saúde”, destacou.

Durante seu pronunciamento, o secretário deu mais uma boa notícia aos moradores da Vila Luizão, a de que o hospital do bairro vai receber melhorias e ampliação. Ele também anunciou a inauguração de novos leitos no Hospital Carlos Macieira, que vai servir de suporte para o atendimento de pacientes graves atendidos nas UPAs.

A UPA do Araçagi vai funcionar 24 horas, com assistência de urgência e emergência nas áreas de clinica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Os investimentos do governo são da ordem de investidos R$ 6,2 milhões, 67% recursos do Governo do Estado.

Do tipo III, a nova UPA tem 1.340 metros quadrados de área construída, e é 30% maior que a UPA do Parque Vitória - que é do tipo II -, obedecendo ao padrão de atendimento das demais UPAs entregues à população - Itaqui-Bacanga, Parque Vitória, Vinhais, Cidade Operária e Coroatá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...