Vereador Cezar Bomnbeiro (PSD) |
O líder do PSD na Câmara de São Luís, Cezar Bombeiro, encaminhou ofício no último dia 24 (sexta-feira) ao prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) solicitando a suspensão da cobrança da taxa diária paga pelos feirantes e intensificação da higienização nas feiras e mercados da capital maranhense para prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
"Considerando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu declaração, em 11 de março, classificando o novo coronavírus como uma pandemia, com o risco potencial da doença atingir a população em geral de forma simultânea, não se limitando a locais que já tenham sido identificados como de transmissão interna", diz o vereador.
Cezar Bombeiro acrescenta que a proposta requer a adoção de providências junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) para que sejam suspensas por três meses, a cobrança das referidas taxas.
"No que tange a intensificação da higienização, convém destacar que, segundo denúncias de feirantes, o banheiro do Mercado da Liberdade não dispõe de itens básicos como pia e sabão para os feirantes e usuários lavarem as mãos, considerado o pilar do combate ao coronavírus", ressalta o parlamentar social-democrata.
Moro na Liberdade, mas não aconselho ninguém a ir ao merdado dela porque a falta de higiene da maioria dos feirantes causa náuseas, fui no sábado passado e de uma banca de frutas pulou um rato bem na minha frente, olhei num box vários frangos abatidos no chão cheio de sangue enquanto o dono abatia mais para então colocar no saco e expor a mercadoria, ñ pude tirar uma foto porque estava sem o celular. Alguns não têm o hábito de lavarem as mãos, e isso acontece independente de pandemia. A vigilância sanitária deveria pelo menos aplicar uma advertência a quem ñ se adequar as normas de higiene e obrigá-los a utilizar o jaleco branco. Se precisar ir a uma feira, por favor, não venha ao do bairro da Liberdade.
ResponderExcluir