Rádio Web Conexão

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A largada eleitoral

Da coluna Estado Maior de O Estado do Maranhão

 No campo político, ninguém mais tem dúvida: os primeiros dias do ano são os primeiros da contagem regressiva que terminará no dia 3 de outubro, quando os mais de quatro milhões de eleitores elegerão mais de 217 prefeitos, 217 vice-prefeitos e mais de 2.400 vereadores.

São Luís será o maior de todos os palcos dessa disputa, um cenário onde forças políticas poderosas se confrontarão para assumir o comando da maior Prefeitura do estado, que só no ano passado recebeu nada menos que R$ 500 milhões só em transferências federais.

Até agora, dois nomes assumiram pré-candidaturas. Um é o prefeito João Castelo, que não esconde o seu projeto de reeleição, para o qual está empenhando todas  as suas condições políticas e administrativas.

O outro é o deputado Max Barros, secretário estadual de Infraestrutura, que foi lançado pelo PMDB, está disposto a encarar a corrida, mas com o pragmatismo político de abrir mão da candidatura se aparecer no grupo um nome mais viável que o seu.

Os demais nomes da corrida ainda se mantêm à margem da pista de corrida. A deputada Eliziane Gama, por exemplo, quer ser candidata, mas se depara com as conveniências da cúpula do seu partido, o PPS, que prefere mantê-lo como linha auxiliar do PSDB, para não perder os cargos que ocupam na Prefeitura de São Luís.

Situação idêntica vive odeputado Roberto Rocha, que entrou no PSB pela porta de cima, para ser candidato a prefeito, mas enfrenta forte reação da cúpula partidária, que também quer repetir a aliança com o prefeito João Castelo.

É esse cenário da largada, o que sugere que nos próximos meses haverá muitas novidades na corrida à Prefeitura de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moraes conclui que não há provas que Bolsonaro pediria asilo à Hungria

O ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu nesta quarta-feira, 24, que não há provas de que o ex-president...