RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ricardo Murad anuncia a construção de 60 poços artesianos em São Luís

Secretário Ricardo Murad esteve reunido com a direção da Caema
O secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, anunciou em entrevista coletiva, nesta sexta-feira , na sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), a construção imediata de 60 poços artesianos em bairros de São Luís e a realização de obras emergenciais de recuperação e aumento de produção dos Sistemas Paciência e Sacavém.

“Pretendemos agir rápido para minimizar os problemas de abastecimento de água que têm causado transtornos para a população”, declarou.

Os serviços estão assegurados no Decreto nº 27.997, datado do dia 10 de janeiro, assinado pela governadora Roseana Sarney, declarando situação de emergência no Sistema de Abastecimento de Água em São Luís pelo prazo de 180 dias. O documento destaca a necessidade urgente de providências visando garantir abastecimento mínimo à população, em razão da situação crítica, com perda de vazão, da adutora do Sistema Italuís.

Também presentes o presidente da Caema, João Moreira Lima; o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da empresa, José Ribamar Rodrigues; e a diretora de Gestão Administrativa de Pessoas, Ivana Calvara de Sousa; além do secretário adjunto de Saneamento da SES, Jorge Mendes e do deputado estadual Tatá Milhomem.

Ricardo Murad explicou que a intervenção emergencial é necessária devido aos constantes rompimentos da adutora do Italuís, principalmente no trecho do Campo de Perizes, que vem causando colapsos no abastecimento de água no município. “O Italuís tinha uma capacidade de vazão superior a 7 mil m3/hora, mas hoje a capacidade é de apenas 5.040 m3/hora e não tem como aumentar, ou o problema vai piorar”, disse o secretário.

A abertura dos 60 poços, com ligação ao sistema, vai custar aos cofres estaduais R$ 60 milhões. A iniciativa vai atender os bairros mais atingidos pelas constantes falta d’água: Anjo da Guarda, Turu, Coroado, Coroadinho, Vila Maranhão, São Cristóvão, Cidade Operária, Cidade Olímpica, Alemanha, Vila Embratel, Maracanã, Cohab/Anil, Vila Luizão, Cohatrac, Pedrinhas, João de Deus, Santo Antonio, São Raimundo, Parque Timbira, Parque Vitória, Santana, Rio dos Cachorros, Quebra Pote e Estiva.

O problema de abastecimento de água em São Luís será discutido em Brasília, na próxima terça-feira (17), pelo secretário Ricardo Murad em audiência com o ministro de Integração Nacional, Fernando Bezerra. “O ministro já foi comunicado do Decreto, esperamos garantir apoio financeiro do governo federal para iniciarmos as obras imediatamente”, explicou.

O secretário revelou que as obras de recuperação total do Sistema estão previstas para serem iniciadas em março. “O processo de licitação está sendo concluído e dia 24 de janeiro serão abertos os envelopes com as propostas de preço dos cinco consórcios pré-qualificados para o certame”, destacou.

A previsão para conclusão das obras do Italuís é de 15 meses. Serão investidos R$ 130 milhões, recursos dos governos estadual e federal. “Não temos como esperar a conclusão dessas obras. Além disso, essas intervenções estarão garantindo uma melhoria significativa no abastecimento de água da cidade, devendo acabar com o racionamento a partir do apoio dos Sistemas Sacavém e Paciência”, acrescentou.

O Sistema Italuís foi implantado em 1982, tendo vida útil calculada em cerca de 20 anos.  O desgaste causado pelo tempo é uma das principais causas dos constantes rompimentos, agravados em razão da salinidade existente no local, o que favorece o acelerado processo de corrosão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...