Rádio Web Conexão

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Vereadora diz que São Luís tem déficit de 1 mil professores

Rose Sales critica gestão do prefeito João Castelo
A Câmara de São Luís aprovou nesta segunda-feira requerimento de iniciativa da vereadora Rose Sales (PCdoB), que determina a realização de audiências públicas para tratar da problemática do sistema de ensino na rede municipal.

Para a vereadora, é preciso discutir nesse momento a qualidade do processo de ensino e aprendizagem na capital, cuja gestão do prefeito João Castelo (PSDB) tem gerado perdas significativas à vida dos educandos das modalidades do ensino infantil à educação de jovens e aos profissionais da educação.

"O primeiro bloco de discussão, iremos realizar no dia 12 de março, às 14h30, na Câmara Municipal, e o segundo bloco, faremos no dia 20 de março. Isso porque estamos vendo uma situação cada vez mais agravada, sendo que a política de educação do município de São Luís sofreu um grande desmonte na gestão do prefeito Castelo", declarou.

Rose Sales disse que vai tratar da questão da falta de vagas na rede municipal de ensino, que é algo gravíssimo, pois o direito à educação é um direito fundamental de todo e qualquer cidadão", afirmou. Ela ressaltou ainda discutir a problemática da demissão dos professores contratados.

"Nós tivemos 110 mil alunos matriculados até o ano passado e este ano, temos 137 mil alunos. Entre 2010 e 2011, o prefeito Castelo permitiu a aprovação de centenas de alunos que não tiveram aulas de português, matemática e geografia e foram aprovados de ano, numa ação criminosa. Quando chega agora o número de alunos aumenta e são demitidos 430 educadores contratados. É dito que serão chamados 542, mas até agora só chamaram 111. Temos atualmente um déficit de 1 mil professores", criticou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

O rendimento médio mensal domiciliar per capita do Brasil chegou a R$ 1.848 em 2023. Esse é o maior valor já apurado no país e representa um...