Rádio Web Conexão

domingo, 9 de março de 2014

Praias impróprias para banho em São Luís

Duas praias do litoral de São Luís estão impróprias para banho, de acordo com o novo laudo de balneabilidade divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). Segundo o relatório, as duas praias que devem ser evitadas pelos banhistas são a praia de São Marcos e Calhau.

O laudo refere-se à ação de monitoramento realizada nos dias 02/02/2014 a 02/03/2014, integrando a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão. De acordo com o laudo, as praias de Foz Do Rio Calhau, Foz do Rio Calhau, Foz do Rio Pimenta, Foz do Rio Claro, Foz do Rio Jaguarema e Foz do Rio Olho de Porco continuam interditadas..

Para o presente laudo, foram coletadas e analisadas amostras de água de 17 (dezessete) pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagy. A ação foi empreendida por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde e doLaboratório Central de Saúde Pública.

Para a avaliação da qualidade da água utilizou-se indicador microbiológico (Escherichia Coli), para fins de quantificar bactérias/100 mililitros de água do mar, sendo as amostras de água colhidas em situação de maré baixa e na isóbata de 1m. Para isso, utilizou-se o método desubstrato cromogênico definido.

O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução CONAMA nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 E.coli/100 mL (NMP - Número Mais Provável).

As águas das praias serão consideradas impróprias, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 E.coli/100 mL (NMP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

"Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional", disse nesta s...