Ao invés de recuperar o prédio histórico da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), que outrora abrigava a antiga sede da estrada de ferro do Maranhão e mais recente o Plantão Central da Polícia Civil do estado, agora o poder público encontrou como paliativo lacrar as entradas do imóvel com paredes de tijolos.
Esteticamente é um erro grave, pois enfeia e desvirtua a fachada de um dos mais belos prédios históricos de São Luís, que nas décadas de 60 e 70 era sinal de escoamento de produção e mão de obra no setor ferroviário entre o Maranhão e o Piauí.
O pior é que o lacre do prédio se deu por conta de uma ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) ao Governo do Estado, cabendo à Prefeitura de São Luís fazer o trabalho de mudar a paisagem arquitetônica do prédio, que fica no coração da capital maranhense, a Avenida Beira-Mar.
O lacre do imóvel com tijolos se deu depois de reportagem do jornal O Estado denunciando a ação de vândalos que estavam levando vários pertences do local.
Só que a emenda saiu pior do que o soneto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário