Rádio Web Conexão

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Vereador do PSD quer saber do paradeiro do VLT


O vereador Cézar Bombeiro (PSD) encaminhou requerimento à Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, solicitando ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e ao secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Antônio Araújo, informações sobre o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

O pedido do parlamentar referem-se especialmente sobre a guarda, conservação, gastos com aluguel de local para manter o veículo sem ameaça de danos, valores de quanto é gasto mensalmente e o total dos últimos seis anos. Ele quer saber se ainda há alguma definição acerca da destinação a ser dada ao VLT.

O VLT foi adquirido pelo ex-prefeito João Castelo como trunfo da sua campanha à reeleição com a promessa de sua instalação como primeiro transporte de massa com essa qualidade. Derrotado no pleito, João Castelo deixou o VLT e os valores a serem pagos pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

A princípio, o atual prefeito chegou a especular a instalação de uma linha do transporte entre o Anjo da Guarda e o Terminal da Praia Grande, mas a promessa não se concretizou. Durante muito tempo o VLT ficou abandonado no Terminal da Praia Grande. Por decisão da justiça, a prefeitura foi obrigada a garantir a conservação do VLT até que fosse encontrada uma destinação.

Cézar Bombeiro destaca que Veículos Leves sobre Trilhos têm resolvido problemas sérios de transporte de massa de várias cidades brasileiras. O Rio de Janeiro tem o transporte do centro histórico e de vários bairros feitos por VLTs, que inclusive operando até ao aeroporto Santos Dumont. O Museu do Amanhã tem considerável número de visitantes devido o VLT deixar as pessoas bem na porta e nos fins de semana e o local deu origem a atrações culturais diversas.

O parlamentar do PSD lamentou que São Luís ainda não um transporte de massa de qualidade como o VLT. “Até como informação necessária para a população, precisamos saber exatamente quanto custou o VLT, quanto já foi gasto para mantê-lo sob guarda e o que o poder público pretende dar a sua destinação”, disse o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereador do PSB propõe alterações no regime jurídico de agentes comunitários e de endemias

Uma proposição do vereador Álvaro Pires (PSB), que está em tramitação na Câmara Municipal de São Luís, estabelece alteração no regime juríd...