A Polícia Federal deflagou na manhã desta quinta-feira, 26, a operação Deterrimus para apurar a ação de um grupo criminoso que agia no município de Cachoeira Grande, distante 92 Km de São Luís, especializado em fraudes licitatórias.
A investigação conta com o apoio do Ministério Público de Contas do Maranhão, que identificou suposta simulação e direcionamento em processo licitatório, visando a contratação de empresa para aquisição de material de limpeza e descartáveis, cujo desvio chega a R$ 430.023,77,para secretarias do município.
Na ação, a PF identificou a existência de ligação financeira entre empresários do setor que participavam do suposto processo licitatório, além de grande probabilidade de utilização de empresas de fachada, haja vista que em investigações realizadas, nos endereços das empresas, nem mesmo o endereço era encontrado.
A Polícia Federal identificou também que os empresários responsáveis por essas empresas de fachada, além de não ostentarem padrão de vida e patrimônio compatíveis, receberam benefícios assistenciais no período de 2020 a 2021, levando a crer que se trata de um esquema criminoso para lesar os cofres da administração pública de Cachoeira Grande.
Durante a operação da PF foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís, São José de Ribamar, Bacuri e Cacheira Grande. As determinações judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal Federal do Maranhão, decorrente de representação elaborada pela Polícia Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário