Rádio Web Conexão

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Ministério Público aponta negligência com pacientes do Socorrão I amontoados na Santa Casa em São Luís

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) apontou graves problemas estruturais no Anexo do Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, que se encontra instalado no prédio da Santa Casa de Misericórdia, situado no Centro de São Luís. 

Segundo a titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, Maria da Glória Mafra, foram registrados inúmeros problemas no atendimento aos pacientes, ausência de medicamentos, alimentação inadequada, mobiliário e equipamentos deteriorados e limpeza insuficiente no local.

A promotora também destacou que há outras irregularidades administrativas e jurídicas referentes a documentos do convênio estabelecido entre a Secretaria Municipal de Saúde da capital (Semus), o Hospital Socorrão I e a Santa Casa de Misericórdia, que revelam indefinições nas atribuições de cada um dos convenente.

"Na inspeção inicial, constatamos um estado de abandono. Pacientes, incluindo idosos, sem remédios, sem as referências necessárias, bebendo água contaminada e dormindo em camas danificadas", ressaltou a promotora Glória Mafra.

Na terça-feira, 24, o Centro de Apoio Operacional da Saúde do Ministério Público do Maranhão realizou uma reunião, na sede das Promotorias da Capital, com representantes das unidades de saúde, Prefeitura de São Luís e do Corpo de Bombeiros. 

O encontro faz parte do inquérito civil instaurado para apurar as irregularidades verificadas na unidade de saúde para encontrar um solução para os problemas e regularizar a documentação do convênio entre as partes envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Câmara de São Luís apresenta nesta quinta relatório pela cassação ou absolvição de Domingos Paz

A Câmara Municipal de São Luís realiza nesta quinta-feira, 9, a partir das 13h, sessão extraordinária para apresentação do relatório do vere...