Faltando um pouco mais de quatro meses para o Carnaval de 2024, a vereadora Silvana Noely (Mais Brasil) surpreendeu a classe artística e cultural do Maranhão ao fazer uma indicação ao Governo do Estado, solicitando a implantação de uma passarela do samba fixa em São Luís, ou seja, um sambódromo nos moldes do Rio de Janeiro e São Paulo.
A proposição, que já foi encaminhada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal, com cópia à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), sugere que a obra seja realizada no Anel Viário, especificamente, na mesma área utilizada no período carnavalesco, onde anualmente é montada uma passarela gerando altos custos para os cofres do município.
A parlamentar explica que o objetivo do requerimento é garantir um espaço adequado de cultura e lazer para a cidade de São Luís, como forma de garantir a realização de ações durante todo o ano. Além do fortalecimento dos artistas locais, a divulgação dos seus trabalhos, a realização de shows, projetos sociais, feira permanente de artesanato, eventos culturais, exposições culinárias, oficinas e cursos.
“Seria mais um estímulo na valorização dos nossos artistas, das nossas brincadeiras, na economia, na geração de empregos direta e indiretamente, assim como para a educação, através das iniciativas socio educacionais, então todo mundo ganha com a construção de uma passarela fixa”, declarou Silvana Noely.
A vereadora cita ainda o exemplo da cidade do Rio de Janeiro, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, onde existem diversos projetos sociais em execução, bem como o funcionamento de escolas e creches, para cidade de São Luís, sugerimos a construção da Creche Maria Firmina dos Reis, homenagem devida pela sua história de luta e representatividade.
“A ausência de ambientes próprios para realização de atividades artísticas é uma reclamação recorrente dos produtores culturais ludovicenses, falta incentivo e políticas públicas voltadas para esse seguimento. Nesse sentido, a construção da passarela fixa é uma medida efetiva, haja vista os aspectos positivos de estímulo para a cultura, turismo, economia, criação de empregos, oportunidades e geração de renda, além de promover a diversidade cultural e inclusão social”, completou Silvana Noely.
Nenhum comentário:
Postar um comentário