Rádio Web Conexão

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Ibope: Dilma tem 40% das intenções de voto; Aécio, 20%; Campos, 11%

Presidente da República, Dilma Rousseff (PT)
Do congresso em foco

Brasília- Em pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22) pelo instituto Ibope, a presidenta da República Dilma Rousseff (PT) aparece em primeiro lugar na corrida eleitoral deste ano, com 40% das intenções de voto.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece em segundo lugar, com 20%. E o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, pré-candidato do PSB, figura na terceira colocação, com 11%.

De acordo com a pesquisa, Dilma conseguiria se reeleger já no primeiro turno porque seu percentual é maior que a soma dos outros pré-candidatos. No entanto, Aécio Neves e Eduardo Campos cresceram 11 pontos juntos, fazendo aumentar a chance de segundo turno.

Em pesquisa anterior do Ibope, realizada em abril, Dilma apareceu com 37%; Aécio, com 14%; e Campos, com 6%. O levantamento divulgado hoje aponta que o pastor Everaldo Pereira (PSC) tem 3%; Eduardo Jorge (PV) e José Maria (PSTU), com 1% cada. Os demais pré-candidatos não pontuaram. Somam 14% os que dizem que votarão em branco ou nulo. O total de indecisos chega a 10%.

Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 140 municípios entre os dias 15 e 19 deste mês, depois da propaganda partidária do PT e do PSDB. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para baixo ou para cima.

O Ibope avaliou ainda a possibilidade de segundo turno. Entre Dilma e Aécio, a presidenta teria 43%, enquanto o tucano teria 24%. Se a Dilma disputasse hoje a eleição com Campos, a presidenta ganharia com 42% e ele teria 22%.

De acordo com a pesquisa, a avaliação sobre o governo piorou. Aumentou, de 30% em abril para 33% em maio, a proporção dos que consideram a gestão de Dilma ruim ou péssima. A maneira como ela governa é reprovada por 48%. E 51% disseram não confiar na presidenta.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00120/ 2014. Foi encomendada pelo Ibope pelo G1, pela Globonews e pelo jornal “Estado de S.Paulo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo reajusta em 52% auxílio-alimentação de servidores federais

Os servidores públicos federais terão reajuste de 51,9% no auxílio-alimentação a partir do próximo mês. Com a medida, o benefício passa de R...