RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

domingo, 5 de setembro de 2021

Governadores de oito estados e do DF punirão policiais militares que participarem de atos no dia 7 de setembro


Próximo ao feriado da Independência, no dia 7 de setembro, os governadores se articulam para evitar a participação de policiais militares nos atos a favor do presidente Jair Bolsonaro.

Um levantamento realizado pelo jornal O Globo mostrou que oito estados e o Distrito Federal deverão punir os PMs e oficiais que participarem; dez afirmaram não ter um plano definitivo; dois irão seguir o regimento interno, que autoriza aos policiais participarem de manifestações,desde que não usem a vestimenta oficial da instituição; outros sete não se pronunciaram. 

A preocupação com a ida de policiais aos protestos veio à tona nos últimos dias quando o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), decidiu exonerar o comandante da Polícia Militar, coronel Aleksander Lacerda. Nas redes sociais, o coronel fez uma convocação para o ato bolsonarista em Brasília, além de ter criticado o tucano, outros políticos e o Supremo Tribunal Federal.

Em nota, Dória afirmou que "a Corregedoria da instituição, que é legalista e tem o dever e a missão de defender a Constituição e os valores democráticos do país nela expressos, analisa as manifestações recentes do oficial, que foi convocado ao Comando Geral para prestar esclarecimentos".No DF, o governador Ibaneis Rocha (MDB-DF), afirmou que policiais militares da ativa que participarem das manifestações do 7 de setembro serão punidos.

“Cada um faz o que quer dentro dos limites da lei”, explicou o chefe do executivo do Distrito Federal em conversa com o portal Congresso em Foco sobre a participação da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) nos atos antidemocráticos convocados para o feriado. “Claro que sim [que punirá policiais].”

Além do Distrito Federal e São Paulo, os estados da Bahia, Paraíba, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Amazonas e Roraima também preveem punição aos PM's que participarem de atos antidemocráticos.

Por Sandy Mendes- Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

O Banco Central (BC) revisou de 1,7% para 1,9% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) em 2024. O PIB é a soma de todos os ...