Rádio Web Conexão

terça-feira, 20 de agosto de 2019

A quem interessa a divisão do Maranhão?


Uma pergunta recorrente que não quer calar: a quem mesmo interessa a possibilidade de divisão do Maranhão em estados do Norte e do Sul?

Esse questionamento veio à tona com força depois que o senador do Tocantins, Siqueira Campos (DEM), resolveu protocolar no Senado Federal um projeto de decreto legislativo para a criação do estado do Maranhão do Sul. 

Mas por que mesmo essa ideia ter partido agora de um senador estranho ao estado?

Para os mais desavisados, essa proposta já está em plena tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para garantir se a matéria tem ou não viabilidade jurídica.

Da bancada maranhense na Câmara Alta, apenas a senadora Eliziane Gama (Cidadania) assina o projeto do colega Democrata.

Para justificar a autoria da proposta, Siqueira Campos cita como justificativa a diferença de colonização entre as regiões Norte e Sul do Maranhão. Caso o projeto seja aprovado na Casa, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) terá que realizar um plebiscito para que a população maranhense decida pela divisão territorial ou se mantém a mesma configuração.

De acordo com o projeto, o Maranhão do Sul seria composto pelos seguintes municípios: 

Açailândia, Alto Parnaíba, Amarante do Maranhão, Arame, Balsas, Barra do Corda, Benedito Leite, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Buritirana, Campestre do Maranhão, Carolina, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Feira Nova do Maranhão, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Governador Edison Lobão, Grajaú, Imperatriz, Itaipava do Grajaú, Itinga do Maranhão, Jenipapo dos Vieiras, João Lisboa, Lajeado Novo, Loreto, Mirador, Montes Altos, Nova Colina, Nova Iorque, Pastos Bons, Porto Franco, Riachão, Ribamar Fiquene, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Félix de Balsas, São Francisco do Brejão, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Senador La Roque, Sítio Novo, Sucupira do Norte, Tasso Fragoso e Vila Nova dos Martírios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%

Com o objetivo de evitar aumento de preços após a reforma tributária, serviços privados de educação e de saúde terão o Imposto sobre Valor A...