Rádio Web Conexão

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Divergências técnico-científicas no acordo de exploração do CLA no Maranhão


O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, destacou na Câmara Federal que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, já está preparado para cumprir o acordo de salvaguarda para uso tecnológico pelos Estados Unidos (EUA).

Segundo ele, o Brasil tem potencial humano suficiente para desenvolver um programa espacial completo e o acordo de salvaguarda com os ianques amplia o leque da atuação brasileira no setor.

No entanto, a representante do Tribunal de Contas da União (TCU), Andréa Rocha, informou, entretanto, que uma auditoria foi realizada a pedido do Senado Federal e constatou várias irregularidades no acordo com os EUA, entre elas a falta de um planejamento realista em relação aos riscos do lançamento de foguetes na região.

Apesar disso, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) vê como oportunidade comercial para o Brasil o acordo para o uso do CLA, no Maranhão, pelos Estados Unidos.

O acordo, firmado em março do corrente ano, ainda precisa ser ratificado pelo Congresso Nacional e prevê o lançamento de foguetes e satélites a partir do Centro de Lançamento de Alcântara e salvaguardas para a tecnologia norte-americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Médicos veterinários pedem regulamentação para transporte de animais

Após o caso do cachorro Joca , que morreu enquanto estava em trânsito, sob a responsabilidade de uma companhia aérea, o Conselho Federal de ...