Rádio Web Conexão

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Lockdown: uma panaceia para todos os males da Covid-19 no Maranhão


EDITORIAL

O lockdown, palavra que mais parece ter nome de remédio amargo que não desce a goela, vem sendo utilizado na região metropolitana de São Luís como a cura para todos os males contra a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), sem que as pessoas tenham lido direito a bula.

Tanto que o juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difuso e Coletivo, acompanhado do Ministério Público Estadual (MPE), resolveu "receitar", ou mais precisamente, determinar a prorrogação, por mais três dias, das medidas restritivas de mobilidade e trafegabilidade na capital maranhense e demais municípios limítrofes como São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, que respondem por cerca de 90% dos casos da Covid-19 no Maranhão.

O lockdown, prerrogativa que deveria ter sido decretada em primeira mão pelo governador Flávio Dino (PCdoB) ou pelos prefeitos da Ilha, caso houvesse urgência, acabou sendo utilizada pela Justiça como a chave-mestra para deixar todo mundo em casa e evitar a ascendência da curva de transmissibilidade do novo coronavírus, com direito a holofotes midiáticos.

Esse conjunto de medidas restritivas, que entra no seu nono dia de quarentena e que deveria ser encerrada na quinta-feira, 14, foi estendida por mais três dias e a panaceia só acabará no domingo, 17, caso o governador comunista ou os prefeitos aliados da região metropolitana não desejem ampliar ainda mais a dose cavalar.

Se o lockdown surtiu o efeito ou não esperado, só saberemos num futuro bem próximo. No entanto, a panaceia acabou sendo uma experiência hollywoodiana, típica dos filmetes enlatados norte-americano de catástrofes apocalípticas. 

E tome lockdown!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereadora volta denunciar falta de vagas na rede de ensino da capital maranhense

A vereadora Professora Eva Barros (PSB) voltou a denunciar a falta de vagas em escolas da rede municipal de ensino de São Luís. A parlament...