Rádio Web Conexão

segunda-feira, 4 de maio de 2020

O lockdown pode ser modelo ou pesadelo para a metrópole São Luís


O Maranhão, em especial a região metropolitana da Ilha de São Luís, que inclui além da capital os municípios limítrofes de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, estão a um passo de servir de modelo ou não para outras cidades brasileiras que sofrem com o avassalador crescimento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Atualmente, a região metropolitana de São Luís concentra cerca de 90% dos casos confirmados do coronavírus, colocando toda essa área como o epicentro da doença no estado e cujo colapso nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) já dão sinais de preocupação iminentes.

Para evitar o colapso geral dos estabelecimentos de saúde, a única alternativa encontrada pela Justiça foi determinar, ainda na semana passada, o lockdown, ou seja, o bloqueio total das atividades não essenciais do comércio, na área metropolitana da Ilha, com restrições severas e drásticas de mobilidade urbana e circulação de veículos, cujo decreto foi baixado pelo governo estadual no domingo, 3, e começa a valer a partir desta terça-feira, 5, num período de 10 dias, podendo ser prorrogado por igual prazo.

Decreto que determina medidas de lockdown na Grande São Luís — Foto: Governo do MA

Vale ressaltar que o Maranhão já possui 9.193 casos suspeitos da Covid-19, 4.227 confirmados, 249 óbitos, 4.835 descartados e 1005 recuperados da doença.

Esses números oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) podem não refletir a realidade no Maranhão, devido à subnotificação de casos e o aguardo de novos resultados. No entanto, a curva ascendente do vírus mostra tendência de crescimento na região metropolitana de São Luís, com registros de mortes semelhantes aos verificados nos Estados Unidos (EUA), conforme pesquisa divulgada pela Fiocruz.

Resta agora saber como se dará essa fiscalização do lockdown pelas autoridades constituídas do Estado e dos município vizinhos, já que governo e prefeitos da Ilha dizem estar alinhados administrativa e politicamente para enfrentar o novo coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos serão aplica...