O líder do PP na Câmara Federal, deputado maranhense André Fufuca, protocolou na última quinta-feira, 9, na Casa o requerimento de criação da CPI das Lojas Americanas. Fufuca reuniu 205 assinaturas – número bem acima das 171 exigidas regimentalmente.
Caberá agora ao presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), decidir quando a comissão parlamentar de inquérito será instalada. Para que a CPI comece a funcionar, é preciso que os partidos indiquem seus representantes.
De acordo com o pedido, a comissão terá a “finalidade de investigar as inconsistências da ordem de R$ 20 bilhões detectadas em lançamentos contábeis da empresa Americanas S.A realizados no exercício de 2022 e em exercícios anteriores”.
Partidos do Centrão, como o PP, o Republicanos e o PL, foram os que mais contribuíram com assinaturas para as investigações. A lista também conta com o apoio de governistas. Entre eles, oito deputados do PT e cinco do PSB.
A comissão, de acordo com o líder do PP, vai apurar a origem das irregularidades encontradas nas Americanas, cujo rombo contábil é estimado em R$ 20 bilhões, ou se alcançam outros grupos empresariais controlados pelos mesmos acionistas.
Com informações do Congresso em Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário