A Câmara Municipal de São Luís vota nesta segunda-feira, 13, em 2º turno, o Projeto de Lei nº 174/2019, que revisa o Plano Diretor da capital maranhense. A norma estabelece as diretrizes para o desenvolvimento da cidade para os próximos 10 anos nos aspectos de mobilidade, urbanismo, habitação, meio ambiente, uso do solo, entre outros.
O texto-base da proposta, elaborado pelo Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), foi aprovado em primeira votação no dia 1º de março e, na sequência, retornou à Comissão Especial para a apreciação das mais de 60 emendas apresentadas pelos vereadores.
O processo relacionado às emendas, que serão aprovadas e as que serão rejeitadas ou retiradas pelos autores antes de serem colocadas em votação do plenário, vem sendo realizado internamente pelo colegiado responsável por analisar a norma durante a sua tramitação.
O projeto de lei do Plano Diretor segue um rito especial e precisa ser aprovado com maioria qualificada de dois terços, tendo que receber apoio de no mínimo 21 dos 31 vereadores para ser aprovado.
Outra diferença é o intervalo de 10 dias entre a primeira e a segunda votação, determinado pela Lei Orgânica do Município. Caso a proposta seja aprovada, em definitivo, ela seguirá para sanção do prefeito Eduardo Braide (PSD), que também pode vetar partes do texto. Caso haja veto, o projeto retorna ao Legislativo, que pode derrubá-lo ou mantê-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário