Banner Betano


WEB RÁDIO ONDA AZUL

segunda-feira, 6 de março de 2023

Lula quer ouvir explicações de Juscelino a portas fechadas

Uma reunião no Palácio do Planalto é aguardada para esta segunda-feira, 6, com expectativa, pelo potencial de deflagrar a primeira defecção no primeiro escalão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Na berlinda está o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), enredado em denúncias que vão desde uso do orçamento secreto para beneficiar fazendas da própria família no município maranhense de Vitorino Freire até uso de avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir a São Paulo, onde misturou agendas públicas com a participação em um leilão de cavalos no interior do estado.

A situação do ministro é peculiar, mas a pressão para apeá-lo do cargo ilustra o choque de forças da ampla base montada pelo presidente Lula com objetivo de assegurar a governabilidade no Congresso Nacional. As disputas por espaço foram deflagradas ainda no governo de transição, quando partidos políticos se digladiaram para assegurar presença no grupo ministerial e em postos-chave de órgãos e empresas estatais.

Juscelino Filho aparece como um dos pivôs de uma relação ainda instável entre o governo e um de seus aliados de centro, o União Brasil, partido que avaliza três dos 37 ministros na Esplanada montada por Lula. A titular da pasta do Turismo, Daniela Carneiro (UB-RJ), e o ministro de Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (UB-AP) também enfrentam fogo amigo da base aliada.

As disputas por espaço e protagonismo, porém, já contaminaram relações dentro do próprio PT, com o embate entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad e a presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, em torno da reoneração do preço dos combustíveis, e com as críticas que o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, recebe até hoje por causa de sua postura “conciliadora” em relação ao Exército no caso dos acampamentos antidemocráticos que se espalharam pelo país na porta de quartéis para questionar o resultado das eleições presidenciais. 

Em Brasília, serviram de abrigo para os golpistas que atacaram as sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro.

Com informações de O Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resultado final do Concurso Nacional Unificado será divulgado em 11 de fevereiro

  O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21), que os resultados finais do Concurso Pú...