Rádio Web Conexão

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SES inicia Quinzena da Saúde

A dona de casa Carmosina Castro de Olinda saiu cedo de casa, nesta segunda-feira (14), na expectativa de realizar consultas e exames durante a Quinzena da Saúde, no Aterro do Bacanga, em São Luís. “Sou hipertensa e agora estou sentindo dores nas pernas, preciso cuidar da saúde. Essa oportunidade foi muito boa para mim e minha família”, disse. O marido, Edmar Ferreira e a filha, Silmara Ferreira, que é cadeirante, também aproveitaram para se consultar.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, a iniciativa integra as ações da segunda etapa do programa Saúde é Vida, voltado para a prevenção. “A prevenção é a melhor alternativa para se evitar os problemas mais sérios de saúde e as intermináveis filas nos hospitais”, declarou Ricardo Murad. Ele revelou que a Quinzena da Saúde será regionalizada e vai atender na Região Metropolitana de São Luís e nos municípios do interior.

Até o dia 30 de novembro as ações de prevenção do diabetes e dos cinco tipos de câncer de maior ocorrência no Maranhão serão oferecidas gratuitamente à população pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), numa grande estrutura montada na área da Passarela do Samba, no Aterro do Bacanga.

No local, as pessoas estão sendo atendidas com consultas, exames preventivos e palestras educativas. A expectativa é de que pelo menos trezentas pessoas sejam atendidas diariamente, no horário das 8h às 18h.

Nessa primeira experiência da SES, foram escolhidos o câncer e o diabetes por fazerem parte do calendário de atividades alusivas à prevenção, estimulado pelo Ministério da Saúde, para o mês de novembro. Nesta segunda-feira, o Dia Mundial do Diabetes foi uma prioridade, tendo como slogan “Vamos agir contra o diabetes. Já!”.

“A população deve ficar alerta, principalmente quem tem problemas com obesidade e não pratica nenhuma atividade física”, revelou o diretor do Centro de Medicina Especializada, Fernando Neves. Ele disse que o diabetes é uma doença crônica e se não tratada e controlada, pode resultar em complicações, como a retinopatia, a hipertensão arterial, a nefropatia e o pé diabético. “É um dos maiores fatores de morte no país”, destacou.

Para atender as pessoas com suspeita do diabetes, a SES dispõe de uma equipe de clínicos gerais e está realizando os testes de glicemia capilar, que podem ser feitos sem que o paciente esteja em jejum. As pessoas também podem fazer a verificação de pressão arterial. Só de atendimentos nessa área, serão mais de dois mil.

Câncer- Antecipando a campanha educativa prevista para o próximo dia 27, Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma equipe de médicos formada por urologistas, dermatologistas, ginecologistas, pneumologistas e mastologistas está prestando atendimento no local, encaminhando, caso necessário, os pacientes para a realização de exames como PSA (detectação do tamanho da próstata), penioscopia (detecção de lesões no pênis), papanicolau (preventivo), mamografia (detecção de nódulos) e biópsia da mama. A estimativa é realizar mais de quatro mil procedimentos somente nessas cinco áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Astro volta a pressionar Braide para pagamento das emendas parlamentares

O vereador Astro de Ogum (PCdoB) voltou a cobrar a regularização no pagamento das emendas parlamentares por parte do prefeito Eduardo Braid...