RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Tucanos fazem jogo

Da coluna "Estado Maior" (O Estado do Maranhão)

Se depender do PSDB, o prefeito de São Luís, João Castelo, não terá compromisso com nenhuma outra legenda na composição de sua chapa à reeleição. Quem oferecer as melhores garantias terá o direito de indicar o vice do tucano.

Castelo já conversou com o PDT, PP, PSB, PPS, PTC e até o PCdoB. A todos oferece a vaga de vice com garantia de apoio à sua própria sucessão. Mas não fecha com ninguém esperando a melhor oferta até junho, época das convenções.

Ressabidos com a história da atual vice, Helena Duailibe, que se elegeu pelo PSB e depois foi colocada em escanteio pelo prefeito, membros do PCdoB e do PSB já fizeram contraproposta a Castelo: compõem a chapa, desde que o prefeito se comprometa a deixar a Prefeitura em 2014, para se candidatar ao Senado.

O problema é que a negociação com os dois partidos dificulta a unificação da oposição, já que o PDT e PPS não aceitam ficar de fora da chapa, sob pena de lançarem candidatura própria. E uma candidatura sustentada por uma aliança de pedetistas com comunistas pode tirar votos preciosos do tucano.

Mas é assim, cozinhando os aliados em banho-maria, que o prefeito João Castelo vai empurrando a montagem de sua chapa para 2012, sem se comprometer com ninguém. Situação que ele, sedeum lado abre caminho para todos os seus potenciais aliados, causa irritação em alguns de maior peso, como o PDT, por exemplo.

A estratégia pode dar ao prefeito o vice que ele precisa para turbinar seu projeto de reeleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...