Rádio Web Conexão

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Câmara de São Luís aprova jornada semanal de 30 horas para profissionais de enfermagem

Vereador Dr. Gutemberg Araújo
Enfermeiros, técnicos, auxiliares e atendentes de enfermagem de São Luís poderão ter uma jornada de trabalho semanal de até 30 horas. Para obterem essa conquista, foi aprovado na manhã de hoje (25), pela Câmara Municipal, um projeto de iniciativa do vereador e médico Gutemberg Araújo (PSDB).

A proposta é considerada pelo parlamentar como apenas o passo inicial de uma luta da categoria. "É só o começo, pois a partir de agora, outras esferas seguirão a mesma linha, como por exemplo as instituições de saúde particulares”, disse. 

Após a aprovação da matéria pelo Legislativo, a proposta segue para o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC), que sancionando a proposta a transformará em Lei.“Trata-se de uma antiga reivindicação dessa categoria, o que representa um direito trabalhista e de justiça e da defesa que interessa a toda a sociedade e uma luta pessoal ao longo de minha carreira médica e política”, afirmou o vereador tucano.

Mostrando dados, ele disse que a maioria dos profissionais de enfermagem é do gênero feminino, e que “apesar do grande contingente numérico e da influência decisiva de seu trabalho na qualidade das ações de saúde, esse grupo profissional não dispõe, até hoje, no Brasil, de nenhuma proteção legal a seu trabalho”.Para o social democrata, “a redução da jornada de trabalho da enfermagem contribuirá para diminuir o desgaste físico e emocional de mulheres que são profissionais, mães, donas de casa e esposas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novas vacinas contra covid-19 chegam na próxima semana

Novas doses da vacina contra covid-19 devem chegar na próxima semana para serem distribuídas aos estados, segundo o Ministério da Saúde. O p...