Rádio Web Conexão

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Rose Sales esclarece posição contrária a percentual de reajuste para professores

Vereadora Rose Sales critica a postura do prefeito
Ao esclarecer seu posicionamento sobre a proposta salarial da prefeitura de São Luís aos professores em greve, a vereadora Rose Sales (PCdoB) fez uso da tribuna na Câmara Municipal de São Luís quando disse ter assumido postura contrária a iniciativa governamental, por não concordar com o percentual oferecido pela prefeitura para a categoria (3%).

“Portanto, meu voto é contra esta proposta de reajuste salarial dos profissionais da educação, os profissionais precisam ser ouvidos antes, precisam ser respeitados como convém, como merecem, e portanto, registrei o meu repúdio na segunda-feira (2), na tribuna da Câmara, por entender que os profissionais e esta Casa merecem respeito”, disse a parlamentar comunista.

Na oportunidade, ela disse lamentar profundamente que o compromisso do Executivo Municipal em receber os grevistas e a comissão de vereadores "não foi cumprido até agora”. Esclareceu a parlamentar que “o compromisso foi de só encaminhar para a votação nesta Casa a mensagem de reajuste, depois de ouvir os professores e hoje a mensagem vem para votação em plenário sem que o Executivo cumprisse com sua promessa de nos ouvir”.

Rose Sales ressaltou ainda que: “sei das dificuldades da atual gestão, mas em meio às dificuldades o Executivo Municipal tem o dever de encontrar uma saída, e é justamente por isso conclamei a comissão de vereadores, composta por Professor Lisboa (PCdoB), Marquinhos (PRB), Pedro Lucas (PTB), Bárbara Soeiro (PMN), José Joaquim (PSDB), Gutemberg Araújo (PSDB), Josué Pinheiro (PSDC) e Estevão Aragão (PPS), que juntamente comigo receberam o comando de greve dos professores na semana passada, aqui na Câmara Municipal, indo até a prefeitura”.

Completando ela assinala “que os colegas não esqueçam do compromisso firmado pelo representante do Executivo quando se comprometeu em receber os vereadores e grevistas; conclamei os colegas para que mais uma vez não fiquemos só na expectativa”.

Analisando mais ainda o problema, a parlamentar do PCdoB afirma que “a questão não é apenas do reajuste salarial, mas também estrutural, com o precário funcionamento das escolas, por isso se faz necessário um posicionamento definitivo do Executivo Municipal sobre a questão”.

Para ela, “precisamos de garantias efetivas para uma educação de qualidade em São Luís”. Citando exemplo pontual ela assevera que “lamentavelmente os professores estão tendo de fazer até brechó para suprir a falta de materiais didáticos nas escolas, fazendo assim de tudo para honrar com o compromisso com a educação”.
APLICAÇÃO DE RECURSOS

Depois de falar sobre ter questionado acerca do Fundeb, que segundo os professores e de acordo com o Diário Oficial, dispõe de saldo positivo estimado em cerca de 14 milhões, Rose Sales vai mais fundo e coloca que “precisamos de mais clareza na aplicação desses recursos, motivo pelo qual questionei os secretários municipais da Fazenda, de Planejamento e da Administração na última sexta-feira, (30), durante Audiência para a prestação de contas da prefeitura aqui nesta Casa. Questionei também a questão da aposentadoria e obtive a feliz resposta de que em 120 dias estes educadores estarão sendo aposentados”.

Ela enfatiza também reconhecer “os ganhos do Executivo Municipal em 2013, mas os direitos estatutários que foram garantidos pelo secretário não foram pagos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governos Federal e do Maranhão anunciam 14 medidas emergenciais para recuperar estradas danificadas pelas chuvas

O vice-governador Felipe Camarão (PT) destacou a necessidade da vistoria do ministro dos Transportes, Renan Filho , na última terça-feira,...