Rádio Web Conexão

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Câmara avalia criação do Museu da Memória do Rádio

Vereador Pavão Filho (PDT)
Por meio de um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Pavão Filho (PDT) está propondo a criação do Museu da Memória do Rádio de São Luís, tendo como uma das principais justificativas a de que “a história do rádio deve ser resgatada e fortalecida, e para isso precisa de mais apoio para se solidificar cada vez mais e alcançar a importância que tem em todos os setores da sociedade”.

Na sua proposta, o parlamentar pedetista explica que “o Museu do Rádio da Cidade de São Luís destina-se a reunir, catalogar, estudar, interpretar e expor documentos, objetos, materiais históricos, literários, artísticos, fotográficos, ou qualquer forma de expressão que contribua para a preservação, divulgação e valorização desse meio de comunicação”.

A entidade também se constituirá num centro de estudos e pesquisas, com intuito de formar acervo do Museu; formar banco de dados; realizar conferências científicas e educativas, palestras; incentivar a publicação de teses e monografias, revistas e impressos; programar exposições e mostras; celebrar convênios e acordos que visem a implementação do Museu do Rádio, enfatiza o vereador do trabalhista.

Função social – Tecendo comentários sobre o assunto, Pavão Filho diz que “o rádio consegue cumprir com facilidade a função social da comunicação, pois atende aos interesses da sociedade em nível de circulação e pluralidade da informação sem excluir ou impedir alguém de receber essa informação, que é considerada um direito e uma ferramenta da sociedade para compreender e se movimentar na realidade”. Continuando, ele acrescenta: “como um meio de comunicação, tem uma importância fundamental na vida do cidadão e da comunidade a que ele pertence”.

 Em detalhes sobre desenvolvido pelo rádio, Pavão Filho acentua que “os rádios AM e FM são os mais ouvidos, mas o rádio on-line também tem uma contribuição valiosa para os amantes da internet. As rádios comunitárias também desempenham papel importantíssimo para a comunidade a qual está inserida”. Para finalizar ele completa: “e mesmo com toda tecnologia existente no nosso cotidiano, o rádio continua a ser um dos principais veículos de comunicação existente, ele faz parte da vida das pessoas, levando informação, cultura e entretenimento”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

O rendimento médio mensal domiciliar per capita do Brasil chegou a R$ 1.848 em 2023. Esse é o maior valor já apurado no país e representa um...