Rádio Web Conexão

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Maranhão aparece no ranking nacional com a maior carga tributária do país


Dos 26 estados, além do Distrito Federal, o Maranhão é o que aparece no ranking nacional com a maior carga tributária. Com a elevação das alíquotas do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o Maranhão tornou-se a unidade federativa do Brasil que impõe o tributo mais pesado à população e que desde o início de 2024, começa a sentir as consequências no bolso na hora de pagar as contas de água, luz, IPVA e outras taxas.

No Maranhão, o ICMS subiu de 18% para 22%, aumentando consideravelmente a carga tributária, sendo, inclusive, um dos estados do Nordeste com a maior taxação, ficando a frente somente do vizinho Piauí, que tem uma alíquota média na casa de 21%. Vale ressaltar que o Governo do Maranhão, em abril de 2023, elevou a alíquota de 18% para 20% e agora, novo aumento.

Para o economista Fábio Romão, da LCA Consultores, esse aumento exacerbado na tributação do ICMS , realizado ou planejado pelo Governo do Maranhão, certamente resultará em elevação de preços, repercutindo diretamente no custo de vida da população, em especial dos mais carentes, cujo estado é considerado um dos mais pobres da federação.

As menores alíquotas, na média de 17%, são cobradas pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prazo para inscrição no Encceja 2024 termina nesta sexta

O prazo para inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 termina nesta sexta-feira, 10...