Rádio Web Conexão

sábado, 3 de fevereiro de 2024

Senadoras do Maranhão aparecem com alto grau de governismo no Radar do Congresso


A bancada feminina do Senado é mais governista do que a média dos congressistas na Casa Alta. Segundo o Radar do Congresso, ferramenta do Congresso em Foco que acompanha as votações no Legislativo federal, as senadoras têm, em média, uma taxa de governismo de 80% – acima da média geral da Casa, que é de 73%.

No Maranhão, a bancada governista é representada pelas senadoras Ana Paula Lobato (PSB) e Eliziane Gama (PSD). Apesar disso, as duas parlamentares apresentam índices de governismo diferenciado. A socialista apresenta 96% de governismo, enquanto a social democrata aparece com 88%.

Metodologia

O índice de governismo é calculado a partir das votações do parlamentar que seguiram ou não a orientação do líder do governo. Votos iguais à orientação (sim ou não) aumentam o índice; qualquer opção diferente da orientação (seja sim, não, abstenção ou falta) diminui o índice de governismo.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) é a mais oposicionista na bancada feminina, com 48% de governismo. É seguida por Tereza Cristina (PP-MS), com 50%, e Soraya Thronicke (Podemos-MS), com 62%. As mais governistas da bancada feminina são Ana Paula Lobato (PSB-MA), Mara Gabrilli (PSD-SP) e Augusta Brito (PT-CE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Camarão quer imediata expulsão do presidente do Sinproessema do PT

O vice-governador petista e secretário estadual de Educação, Felipe Camarão , já solicitou, oficialmente, a expulsão do presidente do Sindic...