Rádio Web Conexão

terça-feira, 17 de julho de 2012

Governo assina ordem de serviço para ampliação do sistema de esgotamento sanitário em São Luís

Roseana Sarney e Ricardo Murad
A governadora Roseana Sarney (PMDB), acompanhada do secretário de estado da Saúde, Ricardo Murad; e do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), João Reis Moreira Lima, assina nesta quarta-feira (18) ordens de serviço para obras de implantação e ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário das bacias Anil e Vinhais.

A solenidade acontecerá às 11h, na área onde será construída a Estação de Tratamento de Esgotos Vinhais (no final da Rua Via Láctea - reserva florestal -, no Bairro Recanto dos Vinhais).

As obras fazem parte da Etapa I do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com o objetivo de melhorar a coleta e o tratamento de esgotos na capital. Os recursos destinados à execução são oriundos do Governo Federal, por meio do PAC I, com a contrapartida de 20% do Governo do Estado.

Os serviços serão executados pelas empresas Ires Engenharia, Comércio e Representações Ltda e Consórcio Artec/Ética, respectivamente.  A obra na bacia Anil está orçada em R$ 24.621.808,68 e será executada em 540 dias.

O Sistema é composto por 2.932,78 metros de Redes Coletoras de Esgoto, 3.317 metros de Interceptores, 1.321,25 metros de Linhas de Recalque, 4 Estações Elevatórias de Esgoto, 1 Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Anil), 47 Kits Sanitários e 293 Ligações Prediais de Esgoto. O serviço atenderá cerca de 56 mil habitantes dos bairros Alemanha, Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Ivar Saldanha.

O serviço no Sistema Vinhais terá investimento R$ 63.439.496,64 e a previsão para entrega também é de 540 dias. Compreende 6.158,19 metros de Redes Coletoras de Esgoto, 11.830,72 metros de Interceptores, 3.017,01 metros de Linhas de Recalque, 4 Estações Elevatórias de Esgoto, 1 Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vinhais), 63 Kits Sanitários e 616 Ligações Prediais de Esgoto.

A obra beneficiará aproximadamente 246 mil moradores dos bairros Cruzeiro do Anil, Ipase (Japão), Rio Anil, João de Deus, Pirapora, Vila Lobão, Recanto Santos Dumont, Aurora, Vila dos Vinhais e Vila Vitória.

Para o presidente da Caema, João Reis Moreira Lima, a implantação e a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de São Luís contribuirão significativamente para melhorar a qualidade de vida dos ludovicenses e também a balneabilidade das praias. “Com a conclusão de todas essas obras espera-se conseguir tratar cerca de 60% dos esgotos gerados”, disse. 

O Sistema São Francisco, cujas obras foram reiniciadas em janeiro deste ano, compreende a implantação de 3.049 metros de rede coletora e interceptores, que passam pelos bairros Ilhinha, Renascença e área da Península da Ponta d’Areia e já está beneficiando a população dos bairros São Francisco, Ilhinha, Jaracati, Renascença I e II e Buriti. Os interceptores recolhem os dejetos que são conduzidos por gravidade para as quatro estações elevatórias, de onde são bombeados até a Estação de Tratamento de Esgotos Jaracati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Michelle Bolsonaro receberá medalha da Câmara Municipal de Imperatriz

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro , presidente nacional do PL Mulher , receberá no próximo dia 20, no Centro de Convenções Pedro Neiva d...