Plenário da Câmara de São Luís |
Só para se ter uma ideia, a ampliação nas Câmaras de Vereadores cresceu em 5.045 vagas em todo o país, com relação ao pleito de 2008. Também estão no páreo 87 mil candidatos a mais do que na eleição municipal passada.
Especialistas afirmam que esse aumento no número de cadeiras nas Câmaras Municipais chamaram a atenção para que outras pessoas pudessem lançar suas campanhas nas ruas.
Nas cidades em que a Câmara cresceu, o número médio de candidaturas subiu 45%. Nos municípios sem aumento de vagas, a alta foi de 19%. Também pode ter pesado no crescimento de candidaturas a evolução nos últimos anos dos salários de vereador, que subiram na esteira dos reajustes do Congresso.
Para o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, as novas vagas são a maior razão do boom dos candidatos. Com mais cadeiras no Legislativo cresce também o teto dos candidatos que cada partido pode inscrever. Uma coligação pode candidatar duas vezes a quantidade.
Pelo visto, o eleitor terá mais alternativa para escolher seus representantes para os próximos quatro anos no Legislativo municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário