RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Confirmado caso de raiva humana em São Luís

Do G1 MA
A Vigilância Epidemiológica Estadual confirmou, nesta quinta-feira (19), um óbito por raiva humana em São Luís. A confirmação foi dada por laudo do Instituto Pasteur, de São Paulo. Uma outra morte está sob suspeita na capital maranhense e o material já foi encaminhado para análise no mesmo instituto.

O secretário-adjunto de Vigilância em Saúde do Maranhão, Alberto Carneiro, falou sobre o caso na tarde desta sexta-feira (20), na sede do Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (CIEVS), no bairro Apeadouro.

Vacinação- A partir do terceiro mês de idade, todos os cães e gatos devem ser vacinados. A vacina é gratuita e encontrada em 11 postos fixos em São Luís. Os animais também podem ser vacinados no Centro de Controle de Zoonose (CCZ) da Uema e nos Centros de Saúde da Santa Bárbara, Itapera, Vila Esperança, Anjo da Guarda, São Bernardo, Tibiri, Maracanã, Turu, Estiva e no Socorrinho do Cohatrac.

A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens, sendo, portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres.

Primeiros sintomas- A raiva humana se manifesta após um período de incubação usualmente compreendido entre 20 e 60 dias, com sintomas como febre moderada, cefaléia, insônia, ansiedade e distúrbios sensoriais, sobretudo, ao nível da mordedura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...