RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Brasil é segundo país com maior número de consumidores de cocaína


Brasil ocupa segundo lugar em consumo da droga
 Da Folha on line

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (5) revelou que o Brasil é o segundo país com maior número de consumidores de cocaína no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos.De acordo com o Lenad (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas), 2,8 milhões de brasileiros são usuários da droga.

Foram entrevistados 4.607 indivíduos de 14 anos de idade ou mais. O estudo considerou o uso da cocaína em todas as suas formas --pó, crack, merla ou oxi.

Cerca de 6 milhões de brasileiros (ou 4% da população adulta) revelaram que já experimentaram a droga em algum momento da vida. Desses, 5,6 milhões já experimentaram ao menos a versão em pó.
Além disso, 14% dos usuários já injetaram cocaína ao menos uma vez. O levantamento também mostrou que 45% já experimentaram cocaína pela primeira vez antes dos 18 anos.

Somente no último ano, o crack foi utilizado por um em cada cem adultos, o que representa 1 milhão de pessoas. Ainda nos últimos 12 meses, a cocaína em pó foi a preferida: 78% dos usuários afirmaram que usam exclusivamente a forma aspirada. 5% disseram que costumam fumar os derivados da droga e 17% usam as duas formas. 27% dos consumidores falaram que usaram a droga todos os dias ou mais de duas vezes por semana no último ano.

A maioria dos usuários (78%) considera fácil conseguir cocaína. Além disso, 10% dos entrevistados confessaram que já venderam parte da droga que possuíam, o que constitui o crime de tráfico.
A pesquisa foi feita pelo Inpad (Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Drogas), da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

O Sudeste é a região com maior número de consumidores: 1,4 milhão ou 46% dos usuários. Em segundo lugar está o Nordeste, onde 800 mil de pessoas utilizam cocaína (27% de todos os consumidores do país). Norte e Centro-Oeste empataram, com 300 mil de pessoas cosumindo cocaína, o que equivale a 10%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...