Rádio Web Conexão

quinta-feira, 6 de maio de 2021

A união entre o PT de Lula e o MDB de Sarney reascende a chama da velha política no Brasil


Uma eventual nova aliança partidária para as eleições de 2022, entre o PT do ex-presidente Lula e o MDB do ex-presidente José Sarney, tende a revigorar a força da velha política, que deixou de ocupar a cena principal do país nos últimos anos.

No Maranhão, a volta dos enlaces entre os dois partidos pode fazer ressurgir a mão forte do grupo do ex-presidente Sarney no estado, que foi deixado de lado com a vitória do governador Flávio Dino (PCdoB), nas eleições de 2014 e 2018.

Com a anulação dos processos na Justiça Federal de Curitiba contra o ex-presidente Lula, o sonho do ex-presidente petista é sair candidato em 2022 e retornar ao poder do Planalto nos braços do povo, num estilo quase parecido ao do saudoso ex-presidente Getúlio Vargas (PTB), no período de 1951 a 1954, considerado o "pai dos pobres". 

Para isso, Lula tem se reunido com diversas frentes políticas da esquerda, centro-esquerda e direita e demais legendas simpatizantes ao projeto vindouro contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

Nesse novo cenário, o ex-presidente Sarney, nos autos dos seus 91 anos, respeitado cacique do MDB, pode ser a peça-chave para união de grupos antagônicos de centro, direita e esquerda, visando a vitória nas urnas no ano que vem.

Resta agora saber qual será o quinhão que caberá à velha raposa da política nacional num eventual novo governo Lula, a partir de 2023. Diz um ditado popular que Sarney não dá ponto sem nó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%

Com o objetivo de evitar aumento de preços após a reforma tributária, serviços privados de educação e de saúde terão o Imposto sobre Valor A...