A vereadora Creuzamar de Pinho (PT) fez uso do pequeno expediente, na sessão ordinária desta segunda-feira, 1, na Câmara de São Luís, para destacar o Dia Internacional da Visibilidade Trans, que foi celebrado no último domingo, 31. A data é usada para lutar por políticas públicas para as pessoas transgêneros, transexuais e travestis.
A vereadora petista ressaltou que o grupo das pessoas trans sofre com a violência motivada por conta do preconceito. “O segmento LGBTQIA+ morre por conta da homofobia, transfobia e uma série de crimes. Esses segmentos querem apenas o direito de amar, é uma questão de direitos humanos. Qualquer forma de amor vale a pena, qualquer composição de família vale a pena. Cabe a cada um de nós respeitar essa forma de amar”, disse Creuzamar
Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), o nosso país continua sendo o campeão de desrespeito e violência com pessoas trans. O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo.
É importante frisar que a transfobia é crime desde o ano de 2019, quando o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que atos de preconceito praticados contra pessoas da comunidade LGBTQIA+ podem ser enquadrados como injúria racial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário