Rádio Web Conexão

domingo, 7 de abril de 2024

TRE-MA pode decidir cassação de Yglésio nesta semana


O Diretório Estadual do PSB no Maranhão aguarda para esta semana uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após o partido ter ingressado com uma ação visando a perda do mandato do deputado estadual Yglésio Moyses em decorrência de uma desfiliação partidária considerada injustificada. Atualmente, o parlamentar está filiado ao PRTB e deve disputar a Prefeitura de São Luís nas eleições de outubro.

Yglésio teria se desfiliado do PSB, estrategicamente, durante o período de filiação para as eleições de 2024, com o suposto objetivo de viabilizar sua candidatura por outra legenda. A ação destaca que a desfiliação ocorreu de forma sorrateira, com o deputado mantendo-se ativo nas atividades parlamentares como se ainda fosse filiado ao partido, o que levanta questionamentos sobre sua conduta ética e legal.

A ação destaca ainda a importância da fidelidade partidária e da transparência no sistema político, alertando para os prejuízos causados pela intensa mudança de legenda por parte dos eleitos, que pode comprometer a representatividade política e desestabilizar o quadro partidário.

Em vídeo, Yglésio comentou sobre as notícias que destacam o pedido de cassação de seu mandato feito pelo PSB devido à sua desfiliação do partido. Ele afirma ter sido perseguido desde as eleições de 2022 e que a ação do PSB não é justa. 

Yglésio destaca ainda que sua desfiliação ocorreu no ano anterior e foi legalmente validada com uma decisão favorável no TRE-MA por 7 votos a 0. Ele promete lutar até as últimas instâncias, pela democracia e pelo respeito aos eleitores que o apoiaram.

Caso perca o mandato, o deputado deverá ser substituído pelo primeiro suplente da chapa do PSB nas últimas eleições. Neste caso, o ex-deputado Edson Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Juscelino terá que prestar depoimento à Polícia Federal nesta semana

A Polícia Federal já intimou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), para prestar depoimento no inquérito que inve...