RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Maranhão apresenta redução em desmatamento

O Maranhão lidera o ranking dos estados amazônicos que apresentaram redução significativa de desmatamento nos últimos 12 meses. Segundo dados do Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), de competência do Ministério do Meio Ambiente, o estado conseguiu reduzir em 67% o registro de desmatamento,comparado ao ano anterior; um valor superior à média nacional (23%). De agosto de 2010 a julho de 2011, a área devastada era de 96km²; já de agosto de 2011 a julho deste ano, o impacto foi observado em 32km².

Na lista divulgada quinta-feira (2), em Brasília, pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, seguem os estados de Amazonas (45%), Pará (42%) e Acre (42%). Ela anunciou ainda a saída de mais três municípios da lista dos maiores desmatadores, Ulianópolis e Santana do Araguaia, no Pará, e Alta Floresta, no Mato Grosso. Eles cumpriram os critérios estabelecidos pela Portaria nº 187, de 4 de junho de 2012, e agora são considerados como aqueles com desmatamento monitorado e sob controle na Amazônia.

De acordo com a ministra, os gestores municipais estão se mostrando cada vez mais sensíveis às políticas de combate ao desmatamento em áreas críticas. “No início eles reclamavam, mas hoje procuram o ministério para saber que medidas tomar para diminuir o desmatamento”, observou Izabella Teixeira.

A diminuição foi ainda mais expressiva nos últimos quatro meses, chegando a quase 50% quando comparados ao mesmo quadrimestre de 2011. Entre abril e julho de 2012 a área desmatada foi de 652 km², contra 1.283 km2 no período anterior. A baixa cobertura de nuvens em praticamente oito dos nove estados da Amazônia Legal dá consistência à análise do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O sistema Deter identifica desmatamentos quase que diariamente e o INPE consolida esses dados mensalmente, registrando o corte raso e a degradação da floresta em áreas superiores a 25ha, o que equivale a pouco mais de dois campos de futebol e meio. “Não podemos afirmar ainda que o desmatamento caiu, mas sim que há uma tendência clara de queda a ser confirmada pelo Sistema Prodes (Programa de Cálculo do Desmatamento da Amazônia) responsável pela taxa oficial de desmatamento na Amazônia brasileira. Isso indica que estamos no caminho certo”,avaliou a ministra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...