Rádio Web Conexão

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Prefeito cassado acusa até deputado de agiotagem

Prefeito Banga, de Serrano do Maranhão
O ex-prefeito de Serrano do Maranhão, Vagno Pereira, o Banga, denunciou, nesta sexta-feira (3), em entrevista à Rádio Mirante AM, que sua prisão pela Polícia Federal, ocorrida em março de 2010, foi a punição encontrada pela quadrilha de agiotagem- investigada pelo envolvimento na morte do jornalista Décio Sá- que exigia dele o pagamento de uma dívida de R$ 200 mil, feita pelo ex-prefeito da cidade, Leocádio Olímpio Rodrigues.

Banga contou que recebeu várias ligações de Gláucio Alencar – apontado como mandante da execução de Décio Sá e líder da quadrilha de agiotagem – para um encontro em um restaurante de São Luís. Na ocasião, Alencar o teria pressionado a pagar a dívida.

“Ele queria que eu pagasse a dívida, um débito que nem por mim foi feito. E como eu iria pagar isso se a prefeitura, naquela época, estava toda inadimplente? Inclusive, eu falei pra ele que a prefeitura sequer tinha cheques e ele me disse que dentro do carro tinham três folhas que eu poderia assinar, mas eu me recusei a fazer isso”, argumentou o ex-prefeito.

O ex-prefeito de Serrano do Maranhão afirmou que foi vítima da quadrilha de agiotagem. “Se eu não tivesse sido preso, com certeza estaria morto como o jornalista que denunciou o esquema e foi assassinado por eles, que se achavam seguros por ter a proteção do deputado Cutrim”, declarou.

Ainda sobre o encontro com Gláucio, Banga disse que o agiota o ameaçou dizendo que ele iria lhe pagar de qualquer jeito. No dia 19 de março de 2010, Banga foi preso pela Polícia Federal, segundo ele próprio, sem ordem de prisão, em uma estrada vicinal do município com a filha de apenas cinco anos. A operação, segundo Banga, foi liderada pelo delegado federal Pedro Meireles, ouvido nesta semana pela Superintendência de Investigações Criminais (Seic), no inquérito que investiga a morte do jornalista Décio Sá.

Quando foi preso, Banga tinha assumido a prefeitura de Serrano do Maranhão, já que Leocádio Rodrigues teve o mandato cassado por improbidade. Banga permaneceu preso por 45 dias e permanece afastado do cargo de prefeito, assumido pelo presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Pereira, filho de Leocádio, que está a um ano à frente da prefeitura.

Banga afirmou que se coloca à disposição da Comissão de Delegados que investiga os crimes de agiotagem no Maranhão, para prestar esclarecimentos. “Eu sou uma pessoa de bem. Se a comissão me chamar eu vou até agora, se for preciso. Quero ficar cara a cara com o Gláucio, pra mostrar pra todo mundo que eu estou falando a verdade, que eu fui vítima dessa quadrilha. Se eu não tivesse sido cassado, com certeza estaria morto”, afirmou.

Em contato com o G1, o subdelegado geral da Polícia Civil do Maranhão, Marcos Afonso Junior, que integra a comissão que investiga os crimes de agiotagem e a morte do jornalista Décio Sá, não descartou a possibilidade de ouvir o ex-prefeito de Serrano, Vagno Pereira. “Há sim a possibilidade de ouvirmos o ex-prefeito. Se isso for necessário para as investigações, iremos ouvi-lo. No momento, é a única coisa que podemos adiantar”, declarou o delegado.

Esclarecimento- O G1 tentou entrar em contato com o ex-gestor de Serrano do Maranhão, Leocádio Rodrigues, em vários números de telefone, mas sem sucesso em todas as tentativas.

Com informações do G1 MA

Um comentário:

  1. O BANGA SABE PERFEITAMENTE O QUE FALANDO. E SABE MUITO MAIS. NESSA QUADRILHA MONTADA PARA EXTORQUIR PREFEITO FAZIA PARTE O ATUAL PREFEITO DE CURURUPU, JUNIOR FRANCO. NESSE PERÍODO O RONALDO RIBEIRO JÁ ERA SÓCIO DO JUNIOR FRANCO.
    COM ISSO FUNCIONAVA: O JUNIOR FRANCO COM OUTROS COMPASSAR SE APROXIMAVAM DOS PREFEITOS ENDIVIDADOS OU QUE HAVIAM ASSUMIDOS, OFERECIAM TRABALHO DE ASSESSORIA. DEPOIS GANHAR A INTIMIDADE DA ADMINISTRAÇÃO, PASSAVA A METER MEDO NOS PREFEITOS, DIZENDO QUE SE NÃO PAGASSE SERIA CASSADO OU PRESO, PARA ISSO, ENTRAVA EM CENA O DELEGADO PEDRO MEIRELES. A OPERAÇÃO DO BANGA FOI NESSE SENTIDO. COM O TERRO DA PRISÃO OU CASSAÇÃO MONTADA, PASSAVAM A EXTORQUIR. NESSAS OPERAÇÕES PEGAVAM O DINHEIRO DA PREFEITURA, DAVAM PARTE PARA O AGIOTA, A OUTRA PARTE ELES RATEAVAM ENTRE A QUADRILHA. O JUNIOR FRANCO CANSOU DE MANDAR BUSCAR DINHEIRO EM CURURUPU QUE O BANGA ERA OBRIGADO A MANDAR.
    O BANGA DISSE SÓ UM POUCO DO QUE VIVEU NA MÃO DESSA QUADRILHA.
    É SÓ ARROCHA A QUADRILHA, O CALHORDA DO JUNIOR FRANCO, O RONALDO RIBEIRO E OUTROS QUE SE DIZ RICO EM CURURUPU.

    ResponderExcluir

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

"Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional", disse nesta s...