RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Oposição critica fraco desempenho do Maranhão no Ideb

Deputado Marcelo Tavares
Deputados da bancada de oposição – Marcelo Tavares (PSB) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB) – criticaram o desempenho do Maranhão no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011. A pesquisa, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), mostra que o índice do Maranhão piorou em relação à edição anterior.

O líder da oposição, Marcelo Tavares, afirmou que os dados do Ideb mostram que, no ensino médio, o Maranhão andou para trás. Ele observou que, em 2009, os números relacionados à educação maranhense ainda eram ruins, mas eram crescentes.

“Estes números vinham de forma crescente, mas bastou a governadora Roseana Sarney assumir o comando do Estado que, dois anos depois, o Maranhão apresenta números decrescentes. Os resultados das notas nas escolas públicas de ensino médio foram os piores na média, pouquinho melhor em matemática e bem piores em português. Isso fez com que o Maranhão retrocedesse 0.1% no Ideb de 2011 publicado agora pelo governo federal”, declarou Marcelo Tavares.

Ele lembrou que a governadora Roseana Sarney assumiu o mandato anunciando que iria fazer uma revolução na educação. “Grande revolução! Revolução que nos faz acreditar que o governo de fato não pensa no futuro dos maranhenses. Como podemos falar em um estado melhor e desenvolvido se não existe um plano sério de educação no Maranhão?”, questionou o líder da oposição.

Rubens Pereira Junior
Ao ocupar a tribuna, o deputado Rubens Pereira Júnior ressaltou que o Maranhão é um dos pouquíssimos Estados que não tem um Plano Estadual de Educação.

“A grande ação do governo do Estado na área da educação foi fechar escolas dizendo que tinha vaga sobrando. E, além de fechar as escolas, cai a nota do Ideb. Mais uma vez, o Maranhão aparece com destaque, mas com destaque negativo. Ao comparar os índices do Ideb de 2009 a 2011, portanto durante a gestão da governadora Roseana Sarney, mais uma vez, o resultado é negativo. Enquanto todo Brasil avança, boa parte do Brasil avança na avaliação do Ideb, o Maranhão no ensino médio cai”, afirmou o deputado Rubens Júnior.

Ele fez um apelo para que a Assembleia Legislativa efetivamente assuma a causa da educação: “Ou esta Casa assume efetivamente a luta por uma educação digna e de qualidade ou os indicadores sociais continuarão na mesma forma, a denominação política continuará da mesma forma, os indicadores educacionais continuarão piorando. Governadora Roseana, esse não é o melhor governo da vida de nenhum dos maranhenses”, enfatizou.

Com informações da Agência Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...