Rádio Web Conexão

terça-feira, 28 de maio de 2013

CPI do Bom Peixe vai ouvir ex-secretários do PDT

Pedro Lucas diz que CPI continua forte
Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apuram supostos “vícios e irregularidades” na execução do Programa Bom Peixe da Prefeitura de São Luís, estiveram reunidos ontem rediscutindo o cronograma de oitivas que foi suspenso na semana passada.
 
Segundo o presidente da CPI, vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), no dia 7 de junho, deverão depor os ex-secretários municipais de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Júlio França e Eliane Bezerra (ambos do PDT). Também prestarão depoimentos quatro funcionários da Semapa, que já estavam agendados.

O presidente Pedro Lucas reafirmou o compromisso de manter em funcionamento a comissão com a participação de todos os integrantes, independente de questões políticas. Ele garantiu que não há nenhuma possibilidade do relator Francisco Carvalho (PSL) deixar a CPI, mesmo tendo apresentado alguns problemas de saúde nos últimos dias. “No decorrer desta semana o relator nos informou que estará fazendo exames médicos em São Paulo, mas ele próprio garantiu que continuará a frente da relatoria da comissão”, declarou.

Desde a quinta-feira passada a CPI vem tentando iniciar o processo de oitivas. Logo no primeiro dia de depoimentos, quando seriam ouvidos dois servidores municipais que foram convocados, a sessão não aconteceu por conta da falta de quorum qualificado. Eram necessários, no mínimo, quatro integrantes da equipe, sendo que estiveram presentes na Câmara de São Luís, apenas o próprio presidente Pedro Lucas e a vereadora Rose Sales (PCdoB).

O presidente da CPI disse que prefere não acreditar que esteja havendo articulações externas com intuito de barrar a investigação no nascedouro. Ele garantiu que vai continuar focando o trabalho na busca de informações. “A própria imprensa já tem noticiado detalhes do relatório da Controladoria Geral do Município (CGM) que mostra ter havido desvio da ordem de R$ 1,7 milhão no programa Bom Peixe. Isso precisa ser apurado e estamos trabalhando nessa questão”, enfatizou.

Mudanças- Apesar da polêmica entre os membros da CPI, continuam mantidos: o vice-presidente, Francisco Chaguinhas (PRP), Edmilson Jansen (PTC) e Estevão Aragão (PPS). Apenas o vereador Marquinhos (PRB) apresentou ofício junto à Mesa Diretora da Câmara, justificando seu desligamento da comissão.

Pedro Lucas ressaltou que o ofício não chegou às suas mãos. “Até o momento, não recebi nenhum documento oficial da Mesa Diretora da Casa justificando a desistência de Marquinhos da CPI. Portanto, entendo que o nobre parlamentar ainda integra os quadros da comissão”, frisou.

Segundo Marquinhos, desde o dia 6 de maio que ele encaminhou Ofício n 11/2013 à Mesa Diretora da Câmara, solicitando a renúncia como membro da CPI. “Naquele momento, comuniquei o meu desligamento da comissão em virtude da condução dos trabalhos. Quando foi criada essa comissão, houve uma pré-conversa com os vereadores para montagem da equipe de investigação e naquele momento me foi proposta a relatoria da CPI. Só que depois da comissão instalada, tiraram-me da relatoria e eu me chateei com a atitude e a postura que foi tomada e então, pedi o meu desligamento da equipe”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novas vacinas contra covid-19 chegam na próxima semana

Novas doses da vacina contra covid-19 devem chegar na próxima semana para serem distribuídas aos estados, segundo o Ministério da Saúde. O p...